Empadas de Carne















Massa:
480g de farinha
1 colher de chá de sal
200g de margarina (amolecida em temperatura ambiente)
15-20 colheres de sopa de água
1 ovo batido

Recheio:
500g de carne de vaca (em pedaços ou picada)
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
400g de tomate pelado e picado
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de vinagre
Sal, pimenta preta e piripiri em pó q.b.



Massa:
Num recipiente misture a farinha com o sal. Incorpore a margarina amolecida de modo que o preparado fique com um aspecto esfarelado. Adicione a água aos poucos e misturando-a na massa com a ajuda de um garfo. Amasse bem até obter uma massa elástica e que não grude nas mãos. Divida a massa em 6 partes iguais, moldando pequenas bolas. Tape-as com película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos.
Entenda cada uma das partes da massa e faça círculos com elas sobre uma superfície enfarinhada (a massa deve ter uma espessura pouco grossa). Distribua o recheio pela massa, colocando-o ao centro desta, e fechando a massa dobrando-a ao meio (formato de meia-lua). Molhe as pontas da massa, vire-as para baixo e pressione-a com as pontas dos dedos (e/ou um grafo), de modo a ficar bem selada. Coloque num tabuleiro bem enfarinhado, pincele cada uma das empadas com ovo batido e leve ao forno (pré-aquecido a 200ºC) cerca de 20-30 minutos, ou até a massa se apresentar cozida e as empadas douradas.


Recheio:
Adicione um pouco de azeite a um tacho, deixe-o aquecer e aloure a cebola e o alho picados. Junte a carne cortada em pedaços pequenos, deixando-a alourar de ambos os lados. Junte o tomate pelado e picado, o vinagre e a salsa, envolvendo bem. tempere com sal, pimenta e piripiri em pó, mexa. Deixe cozinhar, em lume brando, por 15-20 minutos, mexendo ocasionalmente. Rectifique os temperos.
Por fim, pique todo o preparado e deixe arrefecer completamente antes de rechear as empadas.


Nota: Rende 6 empadas grandes.