Lasanha de Atum e Espinafres

















9 folhas de massa lasanha pré-cozinhada (aproximadamente)
3 latas de atum
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
10 colheres de sopa de polpa de tomate
200g de queijo mozzarella ralado
200g de folhas de espinafre (cerca de 1 molho de espinafres)
1.5 dl de vinho branco
Azeite q.b.
Oregãos secos e picados q.b.
Sal q.b.
Noz-moscada q.b.
Pimenta branca q.b.


Molho Béchamel:
75 g de margarina
75 g de farinha
750 ml de leite
sal, pimenta branca e noz-moscada q.b.




Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Unte, com margarina, um refractário de tamanho médio com espaço para 3 folhas de lasanha, umas ao lado das outras.
Escolha as folhas sãs de espinafre, lave-as bem e coza-as em água fervente temperada de sal por 5 minutos. Escorra-as e reserve.
Escorra bem o óleo das latas de atum, reserve.
Num tacho coloque um pouco de azeite com metade da cebola e dos alhos picados. Deixe refogar um pouco. Adicione os espinafres, deixe cozinhar um bocadinho. Junte 4 colheres de sopa de polpa de tomate e 0.5 dl de vinho branco. Tempere com pimenta, noz-moscada e oregãos. Mexa e deixe cozinhar mais um pouco.
Noutro tacho, coloque um pouco de azeite e junte-lhe a restante cebola e alhos picados, deixando refogar. Acrescente o atum escorrido, mexa e deixe cozinhar. Adicione 6 colheres de sopa de polpa de tomate e o restante vinho branco. Tempere com sal (pouco), pimenta, noz-moscada e oregãos. Mexa e deixe cozinhar mais um pouco. 
Comece a montar a lasanha colocando uma camada de atum (cerca de metade que confeccionou). Depois molho béchamel, queijo mozzarella e uma folha de massa.
Em seguida coloque os espinafres (todos), béchamel, queijo mozzarella e uma folha de massa. Por fim, faça mais uma camada de atum, béchamel, mozzarella e massa.
Cubra a lasanha com o restante molho béchamel e polvilhe com o restante queijo mozzarella.
Leve ao forno e deixe cozinhar por 45-60 minutos.



Molho Béchamel:
Comece por aquecer o leite, sem deixar ferver. 
Num outro tacho derreta a manteiga em lume brando, e junte a farinha a pouco e pouco, mexendo bem com uma colher de pau. Vá juntando o leite, pouco de cada vez, mexendo sempre com uma vara de arames para que não crie grumos. Continue sempre a mexer até sentir que o molho começa a engrossar. Quando se começarem a formar as primeiras bolhas da fervura, páre de mexer e deixe cozinhar até ficar grossinho. Tempere com sal, pimenta e um pouco de noz moscada e deixe cozinhar mais um pouco.



Adaptado de: SaborIntenso