Bolo Mocha com Creme de Baunilha e Morangos





















Bolo Mocha:
7 ovos grandes
240g de açúcar (120g + 120g)
90ml de leite
195g de farinha
45g de chocolate em pó
1 colher de chá de café em pó
1,5 colher de chá de fermento
1 pitada de sal


Cobertura e Recheio:
400ml de natas
2 colheres de sopa de sumo de limão
100g de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
150g de morangos em pedacinhos
200g de morangos em quartos/metades



Bolo Mocha: 
Pre-aquecer o forno a 180ºC. Unte uma forma de 22-25cm de diâmetro, de aro amovível, com margarina e polvilhe-a com farinha. Reserve.
Junte a farinha com o chocolate, o café e o fermento. Reserve.
Com a batedeira na velocidade máxima, bata as gemas com 120g de açúcar e o leite até obter uma mistura fofa, espessa e volumosa (7-9 minutos).
Bata as claras em castelo com uma pitada de sal. Quando estas começarem a espessar junte, aos poucos, o restante açúcar (120g) e continue a bater até ficarem bem firmes.
Juntar metade das claras à mistura das gemas e envolva delicadamente com uma espátula. Quando obtiver uma mistura homogénea, junte as restantes claras e envolva novamente.
Aos poucos, junte a mistura da farinha e continue a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. 
Transfira a massa para a e levar ao forno até estar cozido, durante cerca de 30-45m (faça o teste do palito no centro do bolo), deixando o bolo arrefecer dentro do forno.
Depois de frio, retire o bolo do forno e desenforme cuidadosamente pois a massa é muito fofa e frágil. Com o auxilio de uma faca de serrilha (grande) corte o bolo em duas partes iguais. Reserve.



Cobertura e Recheio: 
Coloque as natas no congelador 20 minutos antes de as usar.
Lavar bem os morangos. Cote 150g deles em pedacinhos pequenos e os outros 200g em quartos ou metades.
Bata as natas com o sumo de limão até obter um chantilly firme. Junte o açúcar e a essência de baunilha e bata mais um pouco. Reserve no frigorífico.


Montagem:
Coloque uma das partes do bolo num prato de servir. Sobre ela disponha 1/3 do chantilly e salpique com os morangos em pedacinhos. Seguidamente coloque mais 1/3 de chantilly e a segunda parte do bolo, tendo com cuidado de não pressionar muito. Por fim, coloque o restante chantilly e decore com os morangos em quartos/metades.
Leve ao frigorífico 2 horas antes de servir.