Cerejas em Calda ao Maraschino














80ml de água
6 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de sumo de limão
1 colher de chá de baunilha em pó
1dl de Maraschino (ou outro licor de cereja - cherry brandy )
450g de cerejas descaroçadas




Lave as cerejas e retire-lhes o caroço. Reserve.
Num tacho de fundo grosso, coloque a água, o açúcar, a baunilha e o sumo de limão. 
Deixe ferver por uns 7 minutos, até formar um xarope. Diminua o lume, junte as cerejas e o licor de cereja. Mexa delicadamente e deixe cozinhar por, cerca de, 2 minutos, até as frutas ficarem brilhantes (não se deve deixar cozinhar demasiado para a fruta não ficar mole demais, por isso assim que começar a borbulhar apaga-se logo o lume). 
Retire o tacho do lume, deixe arrefecer e separe as cerejas da calda, usando um passador de rede fina.
Coloque as cerejas num frasco esterilizado* e encha-o com a calda. Deixe arrefecer completamente, cubra a superfície do frasco com película aderente, coloque a tampa e aperte-a bem. 
Leve ao frigorífico por, pelo menos, uma semana antes de usar. Se não as usar logo é preferível que congele.


*Nota: Para esterilizar frascos de vidro deve lavar muito bem os frascos e as tampas com água e sabão. Em seguida deve mergulhar os frascos abertos em água a ferver por 10 minutos. Escorrem-se e levam-se a secar em cima de uma pano de cozinha (mas sem os limpar para as fibras do tecido não aderirem ao vidro). No momento de os usar deve colocar a compota/doce ainda quente nos frascos e fechar muito bem. Em seguida vire os frascos com a tampa para baixo, deixando-os repousar por 24 horas antes de os virar e arrumar.