Semifreddo de Morango

















Semifreddo é uma prestigiada sobremesa Italiana mais propriamente da região Emília-Romana. 
Este não é um gelado, nem uma comum sobremesa...fica entre os dois, pertencendo à classe dos semi-frios, como o próprio nome o indica. 
A sobremesa propriamente dita é um semi-gelado feito com merengue e natas em porções iguais. A sua consistência é cremosa e aveludada e que pode levar inumeros ingredientes, sendo as frutas, frutos secos e chocolate os mais comuns.




3 ovos
2 gemas
1 colher de sobremesa essência de baunilha
2 colheres se chá sumo de limão
220g de açúcar
500ml natas
600g de morangos
2 colheres de sopa de açúcar



Lave os morangos, retire-lhes os pés, junte-lhes 2 colheres de açúcar e reduza-os a puré. Reserve.
Num recipiente grande, coloque os ovos, as gemas, o açúcar e a baunilha. Coloque-a em banho-maria sem que esta encoste na água. E, em lume brando, bata a mistura usando a batedeira  durante 6-8 minutos (este deve ficar cremoso e triplicar de volume).
Retire do do banho-maria e continue a bater até que o creme pareça uma mousse e se encontre em temperatura ambiente (mais uns 6 a 8 minutos).
Bata as natas em chantiily com 2 colheres se chá sumo de limão (estas devem ser colocadas no congelador 20 minutos antes de as usar). Adicione delicadamente o chantilly ao creme de ovos. 
Despeje o preparado num recipiente com tampa. E, com cuidado, verta o creme de morangos  por toda a superfície do creme de ovo. Pegue uma faca, ou um palito, e faça desenhos circulares, tomando cuidado para fazer movimentos de baixo para cima (como a calda de morangos é mais pesada, ela afunda no creme). 
Leve ao congelador por, no mínimo, 6 horas. Retire-o de lá e coloque-o no frigorífico 30-45 minutos antes de servir. (O semifreddo deve ser guardado no congelador, só sendo retirado um pouco antes de servir.)


Adaptado de: Donna Hay - Fevereiro/Março 2010