Spaghetti alla Puttanesca















Spaghetti alla Puttanesca é um prato Italiano de origem incerta, estando sujeito a debate entre os peritos em gastronomia, mas sem dados conclusivos. No entanto, o próprio nome deste (Spaghetti alla Puttanesca = Esparguete à moda das prostitutas) pode fornecer a pista chave: alguns cozinheiros pensam ser possível que uma prostituta chamada Yvette la Francese, que tinha uma espécie de tasca, além do bordel, poderia ter inventado este prato.
O que é certo é que este prato nasceu em meados do século XX e foi muito celebre nos anos 60, aquando da novela "Ferito a Morte" datada de 1961, que se refere ao "spaghetti alla puttanesca come li fanno a Siracusa" (espaguete à puttanesca como feito em Siracusa).
Este é um prato intenso, de sabores fortes que se misturam delicadamente e se fundem num misto de sabores que deliciam qualquer um.





250g de esparguete
2 dentes de alho, bem picados
2 colheres de sopa de alcaparras
5 colheres de sopa de azeitonas pretas (sem caroço e em pedaços)
8 filetes de anchovas
1 ou 1/2 malagueta seca, picada
400g de tomate (sem pele e bem picado)
1/2 colher de sopa de oregãos secos
2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
1 molhinho de manjericão fresco
Sal e pimenta preta q.b.



Coloque as alcaparras em água abundante 10 minutos antes de as usar, mudando a água 2-3 vezes. Corte as anchovas em pedaços grosseiros e reserve.
Numa frigideira larga/wok aqueça o azeite com o alho bem picado, junte as alcaparras escorridas, as anchovas, as azeitonas em pedaços, as malaguetas e os oregãos. Cozinhe por 2 minutos, mexendo ocasionalmente. Junte o tomate bem picado, sal e pimenta preta, deixe ferver e cozinhe por 4-5 minutos, até obter consistência de molho. Retire do lume e reserve.
Coza a massa em água abundante temperada de sal. Escorra-a e reserve.
Leve o molho novamente ao lume, rectifique o sal e pimenta e deixe-o aquecer. Desligue o lume e junte-lhe a esparguete escorrida, envolva muito bem e polvilhe com folhas de manjericão fresco, cortadas em tirinhas.



Adaptado de: Jamie Oliver, The naked chef 2