Almôndegas ao Estilo de Nigella













250g carne porco picada
250g de carne vaca picada
1 ovo
2 colheres sopa de queijo parmesão, ralado
1 dente de alho
1 colher chá de oregãos secos
3 colheres sopa de semola ou pão ralado
1 colher chá de sal
Pimenta preta q.b.


Molho:
1 cebola
2 dentes de alho
100 ml de leite
1 colher de chá de oregãos secos
1 colher sopa de manteiga
1 colher sopa de azeite
700g de tomate (sem peles e feito em puré)
350ml de água
1 colher de café de açúcar
Sal e pimenta q.b.
Queijo parmesão ralado q.b.



Misture todos os ingredientes para as almôndegas numa taça grande e amasse bem com as mãos antes de começar a fazer as bolinhas. Coloque as almôndegas em tabuleiros forrados com película aderente e vá colocando no frigorífico á medida que faz.
Entretanto, coloque a cebola, o alho e os oregãos no robot de cozinha e triture até obter uma papa. 
Aqueça a manteiga e o azeite numa frigideira funda e larga, coloque a cebola e alhos triturados, deixando aquecer em lume brando ou médio durante 10 minutos. Não deixe queimar, mas não retire enquanto não ficar macio. Junte o puré de tomate e a água, envolva bem. Tempere com sal, pimenta e o açúcar e deixe cozinhar por 10 minutos. Nesta fase o molho vai parecer-lhe muito liquido, mas não se preocupe que mais tarde vai engrossar. Misture o leite e em seguida comece a adicionar as almôndegas uma a uma. Não mexa na frigideira até que as almôndegas mudem de cor de rosa para castanho para evitar que elas se partam.
Deixe cozinhar por vinte minutos, tapando parcialmente a frigideira. No fim do tempo de cozedura verifique o tempero, pode precisar de mais sal ou pimenta.
Enquanto isso cozinha massa de sua preferência (eu usei fettuccine) em água abundante com sal. Escorra-a, coloque-a numa travessa e verta sobre ela o molho com as almôndegas, envolva muito bem e sirva polvilhado com queijo parmesão ralado.


Ligeiramente adaptado de: Nigella Lawson - Nigella Bites