Bhajjis de Cebola















Pakoras são aperitivos/petiscos fritos com farinha Besan (farinha de grão) que podem ser encontrados no Sul da Ásia, sendo confeccionados com legumes ou queijo paneer.
Mas quando levam apenas cebola passam a chamar-se "Bhajjis" que são frequentemente consumidos como entrada para cursos de culinária indiana, juntamente com Poppadoms e outros petiscos.
Nos dias de hoje, é um alimento de rua muito popular em Maharashtran (uma região da Índia) e pode ser encontrado em muitas barracas de rua. Além de ser um dos pratos mais celebres nos festivais tradicionais desta região, também são a comida que mais conforta os indianos em casos de monções e grandes chuvas.
A receita mais tradicional de Bhajjis consiste em cebola laminada envolvida numa polme feita a partir de farinha besan e de arroz, especiarias e ervas, que depois é frita até dourar. Estes podem ser servidos com salada e uma fatia de limão, ou com chutney de manga e são, tradicionalmente, de sabor suave e aromático.





1 cebola grande, laminada 
200g de besan (farinha de grão)
1 colher de sopa de fermento
2 colheres de sopa de farinha de arroz
1/2 colher de sopa de piripiri moído (ou a gosto)
1/2 colher de sopa de açafrão
1/2 colher de sopa de cuminhos em pó
1/2 colher de sopa de coentros em pó
1/2 colher de café de sal (ou a gosto)
100 ml de água
25g de folhas frescas de coentro, picadas



Num recipiente coloque a farinha de grão (besan), a farinha de arroz, o fermento, o piripiri, coentros frescos picados, cominhos, coentros em pó, sal e água. Misture bem e junte a cebola laminada e separada em tiras. Envolva bem e veja se é necessário rectificar a consistência do polme, juntando mais besan ou água.
Coloque óleo abundante numa frigideira/fritadeira e deixe-o aquecer. Coloque colheradas da mistura de cebola no óleo quente e deixe fritar até dourar de ambos os lados. Deixe escorrer sobre papel absorvente e sirva quente ou frio.


Sugestão: Acompanhe com raita ou com um chutney a gosto.