Paneer


















Paneer é um queijo fresco que remonta à Índia Antiga é que é, muitas vezes, referido nos Vedas (antigos escritos indianos) em 6000 a.C.
Ao contrário da maioria dos queijos do mundo, a realização de paneer não envolve coalho como agente de coagulação, tornando-se, assim, completamente lacto-vegetariano e proporcionando uma das maiores fontes de proteína para os vegetarianos da Índia. 
Este queijo insonso, é muito comum na cozinha tradicional do Sul da Ásia, sendo muito popular no Nepal, Índia, Paquistão e Bangladesh, devido ao relevo do leite nestas cozinhas. Com ele, os indianos, confeccionam inúmeros pratos doces e salgados conhecidos por todo o mundo.





2 litros de leite gordo
120ml de água quente
60ml de sumo de limão


Junte o sumo de limão (espremido na hora) com a água quente. Reserve.
Coloque o leite numa panela grande e, em lume alto, deixe o leite ferver, mexendo de vez em quando para não pegar ao fundo. 
Quando ferver, reduza o lume e junte a mistura de sumo de limão. Mexa suavemente em volta da lateral da panela até todo o leite se separar em soro e coalhada. O líquido (soro) deverá ser claro, quase transparente mas com um tom amarelo-claro. 
Sobre um recipiente alto (tigela) coloque um pedaço de muselina (ou um pano de algodão fino, ou uma fralda de bebé que não foi usada). Verta a coalhada sobre o pano e aguarde que o soro escorra. Aperte bem o queijo com o pano para escorrer o soro e passe-o, assim, por água corrente. Torne a espremer para sair toda a água e tente moldar o queijo em formato redondo, pressionando-o ligeiramente (isto ainda com o pano enrolado no queijo). Coloque o queijo sobre uma superfície limpa coberta com um pano e pressione-o com algo pesado para que este seque e adquira a textura desejada. Deixe-o assim durante 4-6 horas.
Após este tempo, retire o tecido do queijo e pode usa-lo no que desejar, mantendo-o no frigorífico.



Adaptado de: Quick Indian Cuisine