Brownies Clássicos















O brownie é um bolo de chocolate cortado em quadrados que teve origem nos Estados Unidos no final do século XIX, sendo popularizado nos E.U. e Canadá durante a primeira metade do século XX. O brownie, na verdade, é cortado de um bolo de chocolate denso, rico, que é, na textura, como uma fusão perfeita entre um bolo e um biscoito. Hoje em dia há uma grande variedade de brownies que podem até incluir nozes, amêndoas, cobertura de chocolate, chantilly, raspas de chocolate, gelado... 





70g de manteiga em pedaços
112g de chocolate meio amargo picado
56g de chocolate amargo picado
150g de açúcar
2 ovos grandes
1 colher de chá de extrato de baunilha
½ colher de chá café expresso em pó – ou café forte soluvel
¼ chá de sal
47g de farinha de trigo
115g de nozes picadas



Pré-aqueça o forno a 160ºC.
Forre uma forma quadrada de 20cm (ou de medidas semelhantes) com uma folha de alumínio untada com margarina. Reserve.
Coloque a manteiga e os chocolates numa tigela e leve a banho-maria até derreter (não deixe muito tempo no lume). Retire do lume e, com uma vara de arames, vá misturando o açúcar (ficará uma mistura granulada). Junte os ovos, um de cada vez. Acrescente a baunilha e misture bem antes de adicionar o café, o sal e a farinha. Misture-os à massa até incorporar. Adicione as nozes e mexa usando uma espátula de silicone ou plástico. Verta a massa na forma e alise a superfície com a espátula.
Leve ao forno por 30-33 minutos ou até que o topo esteja menos brilhante (espete uma faca bem fininha no centro do brownie e ela deverá sair limpa)
Retire do forno e deixe arrefecer completamente.
Retire a folha de alumínio, puxando-o, e corte em quadrados de tamanho igual.


Ligeiramente adaptado de: Baking: From My Home to Yours, de Dorie Greenspan