Gelado de Maracujá (artesanal)
















Há já uns meses que tenho vindo a ler inúmeros livros sobre a origem dos gelados, os clássicos Italianos, claro. E desde essa altura que tenho feito diversas experiências tentando chegar a uma receita semelhante às que se faziam na altura que surgiram os primeiros gelados. Isto é, sem cristais de gelo, sem precisar bater o gelado diversas vezes durante o seu congelamento e...sem ser necessário uma máquina de fazer gelados. 
O que eu pretendia, na verdade, era um gelado artesanal tão cremoso como os de máquina e mais saboroso que estes. Após vários meses, e várias experiências falhadas...consegui finalmente a base para um gelado perfeito!

Venho aqui, hoje, partilhar convosco uma receita perfeita...desta vez optei pelo maracujá mas, em breve, publicarei gelados de diferentes sabores.







200g de polpa de maracujá roxo, com sementes (cerca de 20 maracujás)
200g de claras de ovo (cerca de 6-7 claras)
200ml de natas
200g de açúcar
1 colher de chá de sumo de limão



Coloque as natas no congelador 20 minutos antes de as usar.
Corte os maracujás ao meio e retire-lhes a polpa com o auxilio de uma colher de chá. Reserve a polpa num recipiente.
Junte as claras, em temperatura ambiente, com o açúcar e leve-os a banho-maria, mexendo sempre. Assim que o açúcar se dissolver completamente, retire o recipiente do banho-maria e bata, usando a batedeira em velocidade média, até obter um merengue firme.
Bata as natas com o sumo de limão até obter um chantilly firme. Junte-lhe a polpa de maracujá e envolva bem. Acrescente, aos poucos, o merengue, envolvendo delicadamente e até obter uma mistura homogénea.
Verta para uma caixa de plástico hermética (ou uma que feche bem) e leve ao congelador por 12 horas.