Cotton Soft Japanese Cheesecake com Coulis de Amoras Silvestres


 




 
 













40g de açúcar
6 gemas
6 claras
50g de manteiga com sal
250g de queijo creme (não use light pois tem menos sabor)
100ml de leite
1 colher de sopa de sumo de limão
60g de farinha para bolos super fina (usei Branca de Neve)
20g de amido de milho
1 pitada de sal


Coulis de Amoras Silvestres:
250g de amoras silvestres
95g de açúcar
1 colher de chá de sumo de limão



Prepare uma forma redonda de 20cm de diâmetro forrando-a toda com papel vegetal untando com margarina e polvilhado com farinha (deixe uma margem de papel vegetal acima da forma para ser mais fácil de desenformar, bastando, assim, puxar o papel - não use forma de aro removível pois irá cozer o bolo em banho-maria e poderá entrar água pela abertura da forma).
Pré-aquecer o forno a 160ºC.
Num tachinho, derreta, em banho-maria, o queijo creme, a manteiga e o leite, mexendo sempre e em lume brando. Deixe arrefecer.
À parte, junte a farinha, o amido de milho, as gemas, uma pitada de sal e o sumo de limão, misture bem e junte ao preparado anterior depois de este estar em temperatura ambiente. Misture bem.
Entretanto, bata as claras em castelo bem firme, junte-lhes o açúcar aos poucos e bata para envolver.
Adicione as claras à mistura do queijo e envolva, delicadamente, até obter uma mistura completamente homogénea.
Verta a massa na forma preparada e leve ao forno em banho-maria (coloque a forma dentro de um tabuleiro com água) durante cerca de 1:10 hora.. Quando o cheesecake ganhar cor (castanho dourado), tape-o com uma folha de papel de alumínio, para que não queime. Quando o cheesecake estiver pronto, abra a porta do forno e deixe-o lá dentro até arrefecer. Em seguida, retire-o do forno, desenforme e retire o papel vegetal com cuidado.
Sirva com o coulis de amoras silvestres.


Coulis de Amoras Silvestres:
Lave as amoras e retire-lhes os pés. Coloque-as num tacho juntamente com o açúcar e leve a lume brando. Acrescente um pouco de sumo de limão e mexa bem até que todo o açúcar esteja dissolvido. Quando isto acontecer, retire o tacho do lume e passe a mistura pela varinha mágica até obter um puré homogéneo. Coe para descartar as sementinhas.



Ligeiramente adaptado de: Diana's Desserts