Paneer Pakoras

















Pakoras são aperitivos/petiscos fritos com farinha Besan (farinha de grão) que podem ser encontrados no Sul da Ásia, sendo confeccionados com legumes ou queijo paneer.
Uma das pakoras mais populares da Índia são as Paneer Pakoras confeccionadas com queijo paneer, um queijo fresco tipicamente indiano.


Lembram-se de quando publiquei a receita facílima do queijo paneer (ver receita aqui)? Aproveitem para experimentar fazê-la e poderão preparar este prato delicioso.





250g de queijo paneer (ver receita aqui)
240g de besan (farinha de grão)
1/2 colher de chá de piripiri
1/2 de colher de chá de açafrão
1/2 de colher de chá de coentros em pó
1/2 de colher de chá de cominhos
1.5 colher de chá de sal
100ml de água (aproximadamente)



Corte o queijo paneer em quadrados/rectangulos com com cerca de 3-4cm de comprimento. Reserve. Tempere-os com sal e reserve durante cerca de 30m a 1 hora.
Num recipiente coloque a farinha de grão (besan), o piripiri, açafrão, coentros, cominhos e sal. Misture bem e vá adicionando a água aos poucos até obter uma polme fluída mas ligeiramente espessa. Veja se é necessário rectificar a consistência da polme, juntando mais besan ou água.
Coloque óleo abundante numa frigideira/fritadeira e deixe-o aquecer. passe cada pedaço de queijo pela polme e coloque-a no óleo quente. Deixe dourar e vire para cozinhar de ambos os lados. Retire do óleo e deixe escorrer sobre papel absorvente.