Cheesecake de Chocolate














Base:
200 g de bolacha maria
100 g de margarina
2.5 colheres de sobremesa de chocolate em pó
1 colher de sobremesa de cacau em pó

Massa:
340 g de chocolate negro com 50% de cacau, em pedaços
680 g de queijo-creme, em temperatura ambiente
200 g de açúcar
3 lovos grandes, em temperatura ambiente
1 1/2 colher de chá de extracto de baunilha
240 ml de sour cream (junte 1 c.chá de sumo de limão a 240ml de natas e aguarde 15m)

Ganache:
115 g de chocolate negro com 50% de cacau ou chocolate de leite
80 ml de natas
1 colher de chá de manteiga, em temperatura ambiente


Base:
Unte uma forma, de 25cm de diâmetro de aro removível, com margarina derretida e forre o fundo com película aderente, tendo o cuidado de a prender no aro da forma.
Desfaça as bolachas em farinha usando a picadora. Coloque-as no recipiente, junte o cacau, o chocolate e a margarina derretida. Envolva bem com a ponta dos dedos até obter uma espécie de massa. Coloque-a no fundo da forma que preparou, pressionando-a e achatando-a até obter uma camada lisa e uniforme. Leve ao frigorífico por 10-15 minutos.

Massa:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Derreta o chocolate em banho-maria e retire-o do calor para arrefecer.
Bata o queijo-creme, em velocidade média, até obter um creme fofo. Junte o açúcar e bata bem. Junte o chocolate derretido e bata para incorporar. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo entre cada adição.
Junte a baunilha e o sour cream e bata até obter um creme homogéneo. Verta este preparado sobre a base que esteve no frigorífico  alise a superfície e leve ao forno por 50-55m ou até que o cheesecake esteja firme nas beiradas e cremoso no centro. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico durante 2-3 horas.

Ganache:
Coloque o chocolate partido em pedaços num recipiente  Aqueça as natas com a manteiga e, quando ferver, verta sobre o chocolate. Aguarde que este derreta e mexa para obter um creme homogéneo. Deixe arrefecer um pouco e coloque o chocolate sobre o cheesecake, alise a superfície e leve novamente ao frigorifico durante 4-6 horas.

Serve: 14-16 pessoas.
Adaptado de: Joy of Baking

Anabela Sousa

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.