Chicken Tetrazzini















Ao contrário do que possa parecer, Tetrazzini é um prato de origem Americana que foi criado como homenagem à estrela da ópera italiana, Luisa Tetrazzini. Consta que, em 1908-1910, no Hotel Palace (São Francisco, Califórnia), onde a cantora era residente de longa data, foi criado um prato com o seu nome, pelo chef Ernest Arbogast.
Este consiste num prato de massa envolvida num cremoso molho aromatizado que pode conter inúmeros ingredientes, tais como: aves desfiadas, frutos do mar, cogumelos, atum, legumes, amêndoas... Por fim, é coberto com queijo parmesão e levado ao forno a gratinar.
O prato que aqui apresento, é a versão Tetrazzini de frango que se tornou tão famosa através do chef Louis Paquet.




2 peitos de frango (cerca de 500g)
250g de cogumelos brancos, frescos
250g de massa linguini/fettucini
75g de ervilhas congeladas
1 cebola, bem picada
2 dentes de alho, picados
1/2 colher de sopa de tomilho fresco
1/2 colher de sopa de salsa picada
60ml de vinho branco
40g de farinha
500ml de leite
125ml de natas
125ml de caldo de galinha
100-150g de queijo parmesão ralado
50g de pão ralado
Azeite e margarina q.b.
Sal, pimenta preta e noz-moscada q.b.



Pré-aqueça o forno a 220ºC. 
Unte, com margarina, um refractário de 30x20x8 (ou medidas semelhantes).
Corte os peitos de frango em dois, caso sejam muito grandes, e tempere-os com sal e pimenta preta.
Numa frigideira larga, derreta um pouco de margarina com um fio de azeite e cozinhe o frango de ambos os lados até estarem tenros e ligeiramente dourados. Reserve-os num prato, deixe arrefecer um pouco e desfie-os.
Junte mais margarina à frigideira e salteie os cogumelos cortados em pedaços. Junte a cebola, alho e tomilho, deixando a primeira transludecer. Regue com o vinho e aguarde que este evapore. Acrescente o frango desfiado, envolva bem e reserve a mistura num prato. 
Na mesma frigideira, acrescente 2 colheres de sopa de margarina, deixe derreter e junte a farinha, mexendo sempre. Adicione o leite, as natas e o caldo de galinha, mexendo sempre com uma vara de arames. Tempere com sal, pimenta preta e noz-moscada. Deixe engrossar um pouco, mexendo sempre.
Entretanto, coza a massa em água fervente temperada de sal, escorra-a e reserve-a. Junte a mistura de carne e cogumelos com o creme, ervilhas, salsa e massa, envolvendo muito bem. Coloque no refractário preparado, alise a superfície e polvilhe com uma mistura feita de queijo parmesão desfeito/picado e pão ralado.
Leve ao forno por 25-30 minutos, tendo o cuidado para não queimar a crosta de queijo.



Adaptado de: Giada De Laurentiis