Bolo de Tangerina












 




2 ovos grandes, separados
1 pitada de sal
150g de açúcar
100g de manteiga, derretida
125g de leite condensado
Raspa da casca de 2 tangerinas
120ml de sumo de tangerina
1 colher de chá de extrato de baunilha
280g de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó

Glacê:
100g de Icing Sugar
1½ colheres (sopa) de sumo de tangerina



Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês de 22x12cm (ou uma forma redonda pequena), unte-a com margarina e enfarinhe-a. Reserve.
Usando a batedeira, bata as claras com uma pitada de sal (muito pouco) até que comecem a espumar. Junte 2 colheres (sopa) do açúcar, aos poucos, e vá batendo até obter um merengue de picos suaves. Reserve.
Numa tigela grande, misture, com a vara de arames, a manteiga com o leite condensado, o açúcar restante, as gemas, as raspas e o sumo de tangerina. Adicione, por fim, a baunilha, misturando até obter um creme homogéneo  Peneire a farinha e o fermento sobre a massa e bata até homogeneizar. Incorpore o merengue delicadamente e de maneira rápida, misturando de cima para baixo. Espalhe a massa na forma e alise a superfície. 
Leve ao forno por 40-45 minutos ou até que cresça e doure (faça o teste do palito no centro do bolo). Deixe arrefecer na forma por 10 minutos e desenforme com cuidado. 

Glacê: 
Num recipiente pequeno vá juntando o icing sugar ao sumo de tangerina mexendo sempre até obter uma boa consistência boa para espalhar sobre o bolo. Espalhe sobre o bolo e deixe secar por 30 minutos.



Adaptado de: Dan Lepard in The Guardian