Murg Tandoori (Tandoori Chicken/Frango Tandoori)
















A história deste prato tem origem num homem, Kundan Lal Gujral, que dirigia um restaurante chamado Moti Mahal (em Peshawar-Paquistão) no ano de 1920. Após a divisão, em 1947, este, encontrou-se entre muitos dos refugiados hindus que fugiam do tumulto e da revolta, para se mudarem para a Índia. 
Lá, abriu um novo restaurante (Delhi) num lugar chamado Daryaganj (Nova Deli, Índia) e, para manter os seus clientes interessados, Gujral, experimentava novas receitas, nomeadamente as de frango.
Certo dia, tentou cozinhar em tandoors (fornos de barro em forma de sino) utilizados pela população local, até então, para cozer pão naan. E foi assim que surgiu o Frango Tandoori, que tanto impressionou o primeiro-ministro da Índia, Jawaharlal Nehru, que visitava regularmente o restaurante em banquetes oficiais. 
A este restaurante, e para comerem o famoso Tandoori Chicken, também vieram presidentes americanos (Richard Nixon e John F. Kennedy), líderes da União Soviética (Nikolai Bulganin e Nikita Khrushchev), o Rei do Nepal e o Xá do Irão.
A fama de Frango Tandoori deu origem a novos pratos, como o Chicken Tikka (e eventualmente o prato indiano popularizado na Grã-Bretanha, o Chicken Tikka Masala), comummente encontrados em menus de restaurantes indianos e de todo o mundo. 






1 kg de frango, sem pele (em pequenos pedaços)
1 colher de sopa de sumo de limão
1/2 colher de sopa de gengibre
2 dentes de alho esmagado
1 colher de chá de pimentão doce
1 iogurte natural (125g)
2 colheres de sopa de tandoori masala (use de compra ou veja a receita aqui)
1 cebola pequena
Piripiri em pó q.b.
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)


Arroz de Açafrão:
1 chávena de arroz (usei o arroz aromático Bom Sucesso)
2.5 chávenas de água
1/2 colher de chá de açafrão em pó
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)



Corte o frango em pequenos pedaços e faça-lhe cortes diagonais, de aproximadamente 2 cm, em cada pedaço, para que a marinada possa penetrar bem. 
No almofariz junte o alho, o sumo de limão, o gengibre, o pimentão doce e o piripiri, esmague bem a mistura e passe-a sobre o frango, deixando assim por uma hora.
No liquidificador/ copo varinha mágica, bata o iogurte com o tandoori masala, a cebola e o sal. Misture a marinada no frango, tape o recipiente com película aderente e deixe no frigorífico por, pelo menos, 4 horas ou de um dia para o outro. 
Grelhe o frango na churrasqueira/frigideira com grelhador ou leve a forno, bem quente, até que fique tenro.


Arroz de Açafrão:
Leve a água ao lume e, quando ferver, junte-lhe o arroz, o sal e o açafrão, mexa com uma colher, tape o tacho e deixe cozer até ficar sem água. 







Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.


O meu muito obrigada à Orivárzea e à Necton pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.