Arroz de Mariscos Malandrinho


















600g de camarão com casca (usei o camarão selvagem da Frip)
100g de miolo de ameijoa zebra
150g de miolo de mexilhão
150g de delícias do mar
400g de amêijoas com casca
2 colheres de sopa de Compal da Horta Refogado
400g de tomate pelado e picado
1 dl de azeite
500g de arroz carolino (usei o arroz carolino da Bom Sucesso)
1 cebola grande
3 dentes de alho 
2 hastes de coentros frescos
Pimenta branca q.b. 
Molho de piripiri q.b.
Sal q.b. (usei o sal marinho da Necton)
Coentros frescos picados q.b.



Descasque os camarões, deixando alguns com a casca para decorar. Leve ao lume, num tacho com 1,5 l de água, as cascas do camarão, sal e um pouco de molho de piripiri. Deixe ferver durante 15 minutos, triture tudo e passe pelo coador de rede fina.
Pique muito bem, a cebola e os dentes de alho, deite-os num tacho com o azeite fervente e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Acrescente o tomate pelado picado, o Compal da Horta Refogado e 1 dl de água, deixando cozinhar, em lume brando, por 5 minutos.
Junte, ao refogado, as ameijoas com casca e as hastes de coentros, tempere com sal e pimenta e cozinhe mais 5 minutos. 
Acrescente um pouco da água da cozedura do camarão e deixe cozinhar um pouco, junte depois o resto da água e deixe ferver.
Adicione o arroz, mexa até ferver e deixe-o cozinhar durante 8 minutos. Acrescente o miolo de camarão, ameijoas e berbigão e os camarões camarões que guardou com a casca, deixando ferver mais 7 minutos, acrescentando mais água, se necessário. Adicione as delícias do mar, cortadas em rodelas grossas, verifique o sal, a pimenta e o piripiri. 
Quando o arroz se apresentar cozido, tendo em conta que este deve ser um prato com bastante molho, desligue o lume e polvilhe com coentros frescos picados.



Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Frip, Compal, Necton e Bom Sucesso pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.