Quadrados Doces de Baunilha e Mirtilo
















9g de folhas de gelatina
350ml de natas
200ml de leite
1/2 colher de sopa de aroma de baunilha
4 gemas (de ovo grande)
100g de açúcar
1 embalagem de gelatina de mirtilo (usei a gelatina light da Condi)
Compota de mirtilo q.b.
Mirtilos q.b.



Demolhe as folhas de gelatina por 10-15 minutos.
Num tacho pequeno, misture as natas com o leite e deixe ferver em lume brando. Retire do lume, junte a baunilha e as folhas de gelatina espremidas, mexa para que se dissolvam e deixe arrefecer um pouco.
À parte, misture as gemas com o açúcar e bata até obter um creme claro. Gradualmente, adicione a mistura de natas no preparado de ovo, mexendo constantemente.
Verta o preparado num tabuleiro 18x18 de aro amovível (ou forre um tabuleiro comum com papel vegetal, deixando pontas para puxar). Alise a superfície do pudim com as costas de uma colher de sopa e leve ao frigorífico para solidificar por, aproximadamente, 4 horas.

Prepare a gelatina segundo as instruções da embalagem e verta-a sobre o pudim solidificado. Leve novamente ao frigorífico até que solidifique completamente (cerca de 6 horas).
Após a gelatina solidificar, passe uma faca afiada nas laterais do preparado de modo a soltá-lo. Corte quadrados da sobremesa, desenforme e solte-os. Disponha os quadrados em travessas rectangulares com a parte de gelatina virada para baixo.
Regue cada quadrado com compota de mirtilo (se estiver muito espessa junte-lhe um pouco de água fervente e mexa) e decore com mirtilos.
Sirva fresco.






Aqui está o produto fantástico que usei na preparação deste docinho.

O meu muito obrigada à Condi pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviou.