Linguado em Papelote com Macedónia de Legumes em Azeite d'Alho e Ervas
















2 linguados médios/pequenos (usei os linguados congelados da Frip)
1 colher de chá de folhas de tomilho fresco
4 folhas, médias, de sálvia fresca
4 colheres de sopa de margarina
Sumo de limão q.b.
Pimenta preta q.b.
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)

200g de ervilhas (usei as ervilhas congeladas da Frip)
300g de batatas
200g de cenouras
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)

1.5 dl de azeite (usei o Azeite Castelo de Marvão)
3 dentes de alho grandes
4 folhinhas de tomilho


Amanhe os linguados e tire-lhe as ovas, se for caso de tê-las. Escame-os e lave-os bem. Faça-lhe uns cortes pela parte de cima de modo a deixar a espinha central cortada.
Estenda, num tabuleiro do forno, duas folhas de papel de alumínio, maiores que cada linguado, e uma ao lado da outra. Em cada uma delas distribua uma colher de sopa de margarina partida em pedaços e polvilhe com 1/3 das ervas aromáticas, divididas por cada um. 
Disponha os linguados no centro das folhas de alumínio e sobre a mistura de ervas e margarina. Levante as pontas de modo a formar uma caixa aberta com a forma do peixe, adicione o sumo de limão e introduza, nos cortes do peixe, algumas ervas aromáticas.
Por fim, salpique de sal e pimenta preta, distribua pedaços de margarina e as restantes ervas aromáticas por cima de cada peixe. Reserve e deixe tomar gosto por 1 hora.
Após este tempo, feche muito bem os invólucros de alumínio tendo a certeza que não existem aberturas por onde possa escapar o molho.
Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, por cerca de 8-10 minutos, baixe para 170ºC durante o tempo necessário para cozinhar, que serão mais 5 -7 minutos, conforme o tamanho do peixe e o forno.
Sirva o peixe acompanhado da macedónia regada com a mistura de azeite.

Lave os legumes e corte as cenouras em pedacinhos e as batatas em pequenos cubos. Coza-os, juntos, em água fervente temperada de sal por 10 minutos ou até se encontrarem cozidos. Escorra e reserve.
No copo da picadora/varinha mágica, coloque o azeite, alho e tomilho, triturando muito bem até obter uma mistura homogénea e fluída.

2 comentários:

  1. Olá...
    Que optimo aspecto :)....Adorei ;)...
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/