Piano Grelhado com Morangos Picantes















500g de piano (entrecosto inteiro) de porco
2 colheres de sopa de azeite (usei o azeite Quinta dos Ingleses)
2 chalotas
1 dente de alho
1 boa pitada de moinho para grelhados Margão
2 colheres de sopa de açúcar mascavado
Sumo de 1/2 limão (pequeno)
Molho de piri-piri com laranja da Paladin
350g de morangos
1 colher de sopa de manteiga
400g de batatinhas
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)
Tomilho fresco q.b.


Tempere a carne com sal e uma boa pitada do moinho para grelhados da Margão e deixe tomar gosto por 30 minutos a 1 hora.
Enquanto grelha a carne nas brasas ou grelhador, prepare as batatas e o molho.
Leve as batatas a cozer, por 5 minutos, em água fervente temperada de sal. Escorra-as, coloque-as num tabuleiro com um pouco de sal e cubra-as com um pouco mais do mesmo. Em seguida, leve-as ao forno pré-aquecido a 200ºC por 20 minutos ou até estarem tenras (o tempo dependerá do tamanho das mesmas).
Entretanto, deite azeite numa frigideira e refogue as chalotas e o dente de alho, ambos picados. Junte o açúcar e o sumo de limão. Deixe levantar fervura, junte o molho de piri-piri e os morangos picados grosseiramente. retire do lume, junte a manteiga, e leve novamente ao lume até engrossar um pouco.
Sirva a carne com as batatinhas e molhe, ambos, no molho de morangos picante. Por fim, polvilhe o prato com tomilho fresco.


Para acompanhar este prato, recomendo:





Touriga Nacional 2010
Regional Península de Setúbal 

Castas: Touriga Nacional

Notas de Prova:
Vinho de cor granada, concentrado. Aroma confitado a lembrar fruta preta muito madura e a compota, com toque floral ligeiro típico da casta. Na boca é muito cheio, aveludado com taninos macios muito bem integrados. Final longo e persistente.









Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Margão, PaladinCasa Ermelinda Freitas e Necton pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.