Bacalhau em Papelote com Molho Galego













1 lombo de bacalhau com 600-800g (usei da marca Bacalhau Dias)
3 dentes de alho laminados + 2 inteiros
1 colher de chá de pimentão doce
400g de batata
100ml de natas
60ml + 1 fio de azeite (usei o Azeite Castelo de Marvão)
150g de ervilha congelada
Pimenta preta q.b.
Alho em pó q.b.
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)



Numa panela, aqueça os 60 ml de azeite e doure os alhos laminados juntamente com os inteiros. Retirar os alhos inteiros para uma taça juntamente com uma colher de chá do azeite e reservar.
Ao restante azeite, junte o pimentão doce e os alhos laminados, reservando-o noutro recipiente.
À panela que usou, adicione as batatas e coza-as em água temperada de sal. Quando cozida, escorridas e reserve parte da água de cozedura.
Entretanto, coloque o bacalhau numa folha de alumínio (que seja grande o suficiente para embrulhar todo o bacalhau) regue com um fio de azeite e tempere com pimenta preta e alho em pó. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 30 minutos ou até se encontrar assado.
Enquanto isso, coloque as batatas, as natas, os alhos inteiros, uma pitada de sal e pimenta e a colher de azeite que reservou no processador de alimentos e reduza tudo a puré. Se o puré se encontrar muito espesso coloque um pouco da água de cozedura da batata e envolva bem. Rectifique o sal e a pimenta.
Por fim, coza as ervilha em água temperada de sal, escorra-as e reserve em lugar aquecido.
Sirva o bacalhau assado regado com o molho de pimentão (previamente aquecido) e acompanhe com as ervilhas e o puré de batata com alho.








Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Bacalhau Dias, Azeite Castelo de Marvão e Necton pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.