Gratinado à Italiana
















225g de salsicha de porco, fresca
225g de carne de vaca picada
250g de massa rigatoni ou penne rigate
4 colheres de sopa de Compal da horta refogado
400g de tomate picado e pelado (reserve a calda, se for de lata)
200g de molho de tomate italiano (ver receita aqui)
2 colheres de sopa de azeite (usei o Azeite Castelo de Marvão)
2 dentes de alho picados
1 cebola (média) picada
200g de ricota
200g de queijo mozzarella ralado
150g de queijo de ovelha curado
Flocos de malagueta q.b.
Pimenta preta q.b.
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)
1.5 colheres de chá de tempero italiano
Salsa fresca e picada q.b.


Tempero italiano:
3 colheres de sopa de mangericão seco
3 colheres de sopa de oregãos secos
3 colheres de sopa de salsa seca
1 colher de sopa de alho em pó
1 colher de chá de cebola desidratada
1 colher de chá de alecrim seco
1 colher de chá de tomilho seco
1/4 de colher de chá de pimenta preta
1/4 de colher de chá de piripiri em pó


Comece por prepara a mistura do tempero italiano. Para tal, basta juntar todos os ingredientes indicados, colocar num frasquinho, agitar e usar (como a quantidade que vai preparar é mais do que vai precisar na receita, pode guardar o restante e temperar carnes para estufar, grelhar ou assar, que fica delicioso).

Num tacho, aqueça o azeite, junte-lhe a cebola e os alhos bem picados até que estes alourem. Adicione a carne de vaca picada e carne das salsichas (a que deve ser, previamente, retirado o invólucro de plástico que as forma). Esmague a carne com a colher de pau, e deixe-a cozinhar até adquirir um tom castanho. Acrescente o tomate picado, o Compal da Horta refogado e junte a água da lata (se usar tomates frescos, adicione 150ml de água). Misture bem e tempere com sal, pimenta e 1.5 colheres de chá do tempero italiano que preparou. Deixe cozinhar mais 10 minutos e rectifique o sal, pimenta e adicione um pouco de flocos de malagueta, se for a seu gosto. Passe o preparado pela varinha mágica/processador de alimentos e leve novamente ao lume para que o molho engrosse um pouco. Em seguida, deixe arrefecer.
Entretanto, leve a massa a cozer em água abundante temperada de sal. Quando se apresentar al dente, escorra-a e reserve.
Enquanto isso, junte o ricota, o parmesão e 125g do queijo mozzarella, esmagando-os, ligeiramente, com um garfo para os misturar, mas deixando alguns pedaços inteiros do requeijão.
Pré-aqueça o forno a  180ºC.
À massa,  cozida e escorrida, adicione a mistura de queijos, e metade do molho de carne, envolvendo gentilmente e sem bater.
Num refractário de cerâmica, coloque metade do preparado de massa, regue com metade do molho de carne que sobrou, polvilhe com metade do mozzarella e torne a fazer uma camada de massa, usando-a toda. Por fim, cubra com o restante molho de carne e polvilhe com o restante mozzarella.
Leve ao forno a gratinar por cerca de 20 minutos ou até o queijo derreter e a mistura começar a borbulhar.
Sirva polvilhado com salsa fresca picada.

Adaptado de: Baked Ziti, The Pioneer Woman







Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Compal, Azeite Castelo de Marvão e Necton pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.