Bacalhau à Gomes de Sá com Broa














1 kg de bacalhau demolhado (usei da marca Bacalhau Dias)
1 kg de batatas
3 cebolas
6 dentes de alho
1.5 de azeite (uzei o Azeite Castelo de Marvão)
4 ovos
200g de broa de milho
1 raminho de salsa
1 colher de chá (cheia) de alho em pó
Leite q.b.
Azeitonas pretas q.b.
Sal e pimenta branca q.b.


Coza o bacalhau e descarte peles e espinhas, separando-o em lascas. Coloque as lascas de bacalhau num recipiente e cubra-as com leite quente, deixando repousar por 1 hora.
Entretanto, coza as batatas e corte-as em, pequenas, meias-luas. Coza também os ovos em água temperada de sal, retire a casca e corte em gomos. Reserve ambos.
Corte as cebolas em rodelas, esmague os dentes de alho e refogue-os no azeite. Quando a cebola amolecer, acrescente as batatas e o bacalhau levemente escorrido. Junte mais um pouco de azeite e tempere com sal e pimenta.
Transfira o preparado para um tabuleiro e leve a forno, pré-aquecido a 180ºC, por 15 minutos.
Enquanto isso, triture a broa de milho com a salsa e o alho em pó; tempere com sal e pimenta.
Passados os 15 minutos, retire o bacalhau do forno e polvilhe-o com a mistura de broa. Distribua os gomos de ovo cozido e as azeitonas pelo tabuleiro e regue, bem, com azeite. Leve novamente ao forno até alourar.



Para acompanhar este prato, recomendo:





 Dona Ermelinda Tinto 2010 D.O. Palmela 

Castas: 70% Castelão, 15% Cabernet Sauvignon, 15% Touriga Nacional

Notas de Prova: Vinho de cor vermelho escuro, granada, aroma bem conjugado com a madeira, confitado, rico em frutos vermelhos muito maduros, bem conjugado com a madeira, cheio, complexo, com taninos muito redondos, final de boca prolongado e agradável.



Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Bacalhau Dias, Azeite Castelo de Marvão e Casa Ermelinda Freitas pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.