Beringela à Parmegiana















2 beringelas médias
200g de queijo mozzarella ralado (usei o queijo curado amanteigado Paiva)
2 ovos batidos
60g de farinha
80g de pão ralado
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)
Pimenta branca q.b.
Óleo para fritar (usei da marca A Saloinha)
Oregãos q.b. (usei os oregãos biológicos Ervas da Zoé)

Molho de tomate italiano:
1 cebola picada
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de azeite (usei o azeite biológico da Ervas da Zoé)
400g de tomate pelado
1 colher de chá de açúcar
1/2 colher de chá de manjericão seco
1/2 colher de chá de oregãos secos (usei os oregãos biológicos Ervas da Zoé)
1 folha de louro
3 colheres de chá de Compal da Horta Refogado
Sal e pimenta q.b.



Descasque e pique a cebola e o dente de alho. Leve-os a refogar no azeite ou óleo, junte o tomate em pedaços pequenos e deixe ferver em lume brando durante 15 minutos, sem tapar. Tempere com o açúcar (não esqueça de adicionar o açúcar porque é ele que retira a acidez do tomate e torna o molho saboroso), o sal, louro e a pimenta, deixando cozer mais 10 minutos. Junte então as ervas aromáticas e continue a cozer o molho durante mais 10 minutos. Misture então o Compal da Horta Refogado mexendo bem. O molho não deve ficar muito fluído, portanto, se isto acontecer, junte mais tomate em pedaços ou concentrado de tomate. Estará no ponto quando o molho tornar-se espesso e uniforme. Por fim, retire a folha de louro e passe o molho pela varinha mágica.

Corte as beringelas em fatias de 1cm de espessura, coloque-as sobre uma grade/peneira (ou prato) salpique com sal e deixe-as descansar por 30 minutos. Após este tempo, vire as beringelas e salpique um pouco mais de sal do outro lado. Aguarde mais 30 minutos, lave a beringela rapidamente em água para retirar o excesso de sal e seque-as bem.
Bata os ovos e tempere-os com sal e pimenta.
Passe cada rodela de beringela na farinha, depois no ovo e, por último, no pão ralado. Frite em óleo quente até que doure dos dois lados e deixe-as escorrer sobre papel absorvente.
Coloque as rodelas de beringela panadas num tabuleiro, cubra com molho de tomate e distribua queijo por cima. Execute este processo mais 2 vezes. Por fim, polvilhe com oregãos e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até que o queijo derreta.


Para acompanhar este prato, recomendo:








Dona Ermelinda Branco 2012 D.O. Palmela 

Castas: 30% Fernão Pires, 30% Arinto, 20% Antão Vaz, 20% Chardonnay

Notas de Prova: Vinho com cor palha esverdeado, aroma frutado intenso com notas a frutos tropicais e mel. Na boca apresenta-se cheio com grande equilíbrio entre os componentes acidez/açúcares/álcool/Madeira. Final longo, persistente e agradável.







Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Lacticínios do PaivaCompal, A Saloinha,Ervas da Zoé, NectonCasa Ermelinda Freitas pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.