Feijoada de Gambas














500g de gambas inteiras
400g feijão branco cozido (usei Compal da Horta)
1 cebola (reserve a casca)
2 colheres de sopa de Compal da Horta Refogado
2 dentes de alho
2 tomates pelados e picados
1 fio de azeite (usei o Azeite Castelo de Marvão)
1 cubo de caldo de marisco
100ml de vinho branco
1 folha de louro (usei da marca Suldouro)
Pimenta branca q.b. (usei da marca Suldouro)
Molho de piri-piri q.b.
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)
Salsa fresca e picada q.b.


Comece por cozer os camarões em água temperada de sal, molho de piripiri e cascas de cebola (esta última dará maior cor ao marisco e acentuará o seu sabor). Após 5 minutos da fervura, retire os camarões, coe o caldo e reserve-o.
Descasque os camarões e deixe 3-4 inteiros para a decoração.
Aqueça o azeite e refogue a cebola e os alhos picados, quando amolecerem acrescente o tomate, a folha de louro e o Compal da Horta Refogado. Em seguida, reduza o preparado a puré, deixe cozinhar um pouco e acrescente o vinho branco, deixando-o reduzir para metade.
Adicione o feijão escorrido e um pouco do caldo de camarão que reservou. Em seguida, tempere com sal, caldo de marisco e pimenta branca, deixando cozinhar por 5 minutos.
Por fim, junte os camarões inteiros e descascados e retifique o sal e o piri-piri. Coozinhe por mais 5 minutos e sirva quente polvilhado com salsa fresca e picada.



Para acompanhar este prato, recomendo:






Dona Ermelinda Branco 2012 D.O. Palmela 

Castas: 30% Fernão Pires, 30% Arinto, 20% Antão Vaz, 20% Chardonnay

Notas de Prova: Vinho com cor palha esverdeado, aroma frutado intenso com notas a frutos tropicais e mel. Na boca apresenta-se cheio com grande equilíbrio entre os componentes acidez/açúcares/álcool/Madeira. Final longo, persistente e agradável.









 Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Compal, Azeite Castelo de MarvãoNectonSuldouro e Casa Ermelinda Freitas pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.