Parceria com Terra Nostra






É como muito gosto que informo, a todos os que me visitam, acerca da parceria entre o Nárwen's Cuisine e a Terra Nostra
Esta é uma marca que todos conhecemos e que faz parte da tradição alimentar de muitas famílias portuguesas. Estou certa que a qualidade dos produtos Terra Nostra é bem conhecida e que, é do conhecimento geral, que os produtos da marca são uma mais valia em qualquer cozinha.
Produzidos há mais de 50 anos nos Açores, os lacticínios Terra Nostra têm uma longa história de vida. Estes fantásticos produtos de origem açoreana, auxiliam-nos a manter uma alimentação saudável e um equilíbrio nutricional necessários para o dia a dia. Tudo isto, tendo sempre a confiança da marca Terra Nostra, que lhe oferece a garantia de qualidade e naturalidade. E este fato é facilmente comprovado, pois é a marca Nº1 de queijo em Portugal.



A Terra Nostra é uma empresa agro-alimentar portuguesa especializada em lacticínios e seus derivados.
Consta que, em 1948, Ribeira Grande (São Miguel, Açores) assiste à fabricação das primeiras bolas de queijo Terra Nostra, produzido pela Lacto Açoriana, sendo o nome escolhido em homenagem ao parque Terra Nostra e à sociedade Terra Nostra criada no final do sec. XIX pelos ilustres dos Açores, com vista à promoção da região.
Com o passar dos anos, os processos de fabrico evoluíram e o queijo Terra Nostra foi ganhando notoriedade, não apenas pela riqueza de sabor que oferecia, mas também por ser produzido segundo uma política de crescimento sustentável que, à época, se traduzia em incentivos à lavoura local no que toca à recolha de leite que cresceu exponencialmente.


Com o passar do tempo, o queijo Terra Nostra alarga horizontes e ultrapassa barreiras geográficas, chegando a Portugal Continental e a outros destinos além fronteiras.
A década de 70 foi um importante marco na vida do séc. XX, em que a Terra Nostra responde aos novos modelos da vida familiar, com novos formatos de queijo: primeiro a barra, mais fácil de cortar em fatias, e depois a bola partida em quartos e metades, pré-embaladas de fábrica.
Já em 1990, e através de um anúncio televisivo no qual participava um homem açoriano, de sotaque micaelense inquestionável, manifestando que jamais revelariam o segredo da receita Terra Nostra, nem com ordem do Padre Cura – acabou por tornar-se uma emblemática campanha publicitária televisiva que ainda hoje ecoa na memória coletiva. 
E, deste modo, a Terra Nostra dá o seu primeiro grande salto na comunicação de massas, passando a fazer parte dos lares portugueses.
Em 1994, já Terra Nostra pertencia a um grupo português líder do mercado de queijos, que em 1996 foi adquirido (51%) pela Fromageries Bel, uma multinacional francesa com forte posição no mercado de queijos a nível mundial.
No ano de 1998, e atenta, uma vez mais, às alterações do estilo de vida, Terra Nostra é a primeiro a lançar no mercado fatias pré-embaladas, subsegmento que hoje representa cerca de 50% do seu volume de vendas.
Em 2000, Fromageries BEL, S.A., detentor de 51% do grupo Lacto Ibérica S.A., adquire os restantes 49% , tendo o produtor do queijo Terra Nostra passado então a designar-se por Fromageries BEL Portugal, S.A.

Apostando na inovação e nos novos paradigmas, são criados os queijos com o mesmo sabor e menos 50% de gordura, sendo a nova aposta da Terra Nostra em resposta às preocupações dos consumidores.
Aliando-se à celebração do Euro 2004 realizado em Portugal, toda a gama Terra Nostra se veste a rigor para o acontecimento, tendo sido criada uma embalagem dedicada para todos os seus produtos. A celebração repete-se dois anos mais tarde, durante o Mundial de futebol de 2006.

Com o objetivo de dar resposta às exigências do consumidor e aos elevados padrões de qualidade da empresa, entra em laboração uma nova fábrica na Ribeira Grande (São Miguel – Açores). Um investimento superior a 28 milhões de euros, que vem dar resposta ao crescimento da marca.
A expansão fez-se acompanhar pela campanha Açores, na qual, uma vez mais, são estabelecidos fortes laços de pertença com a terra que viu Terra Nostra nascer: um queijo único, produzido num arquipélago ímpar.


Em 2009, Terra Nostra é eleita marca Superbrand, como prova do reconhecimento dos consumidores, que distinguem Terra Nostra como uma marca com uma proposta de valor e benefícios únicos, e que se reinventa para responder às exigências do mercado.
Uma marca forte e altamente diferenciadora que consegue estabelecer um relacionamento único com o consumidor.
Seguindo a linha da inovação, foram lançados, em 2010, mais 2 produtos; o Terra Nostra Gourmet, um queijo flamengo fatiado que alia prazer e praticidade. Com uma cura mais longa, uma sugestão de sabor intenso, especialmente dirigida a consumidores adultos e cosmopolitas que procuram nos alimentos uma experiência capaz de proporcionar um verdadeiro desafio aos sentidos. E o Terra Nostra Ralado, o primeiro queijo flamengo ralado de marca do mercado, uma aposta deliciosa, num formato mais prático, que garante o toque especial dos Açores em todos os cozinhados.


Em 2011 a marca Terra Nostra é novamente reconhecida com o galardão Superbrand. Terra Nostra Gourmet foi também eleito Master da Distribuição na categoria de produtos lácteos.
No presente ano, a marca lançou mais um produto, a Manteiga Terra Nostra, vindo completar o seu portfolio de oferta de Queijo e Leite. A sua proposta de valor é única e diferenciadora: sem corantes nem conservantes artificiais! Uma manteiga muito saborosa feita com natas de leite de vacas felizes, simplesmente batidas com sal.



Como disse, esta é uma marca que todos conhecem, ou já ouviram falar, e que faz parte da história alimentar das famílias portuguesas, uma vez que conta com mais de 50 anos a comercializar produtos que podem ser encontrados à mesa de todos nós. 
Terra Nostra simboliza a pureza da terra que o viu nascer - os Açores. Os lacticínios Terra Nostra são produzidos com leite de vacas felizes, que pastam livremente e comem erva fresca regada pela chuva, respirando o ar fresco da ilha, ao ritmo da natureza. É por isso que Terra Nostra tem um sabor único, aliando nutrição e prazer, convidando à vivência e celebração diária da natureza.



Terra Nostra teve a gentileza de me enviar alguns dos seus fantásticos produtos, nomeadamente o queijo flamengo light, a manteiga e o leite.
Eu não poderia estar mais contente com a oferta, pois são produtos de qualidade inestimável que conheço desde sempre e que são utilizados, com muita regularidade, na confeção dos meus pratos e sobremesas.
Estes são produtos em que tenho plena confiança e que nos oferecem a garantia de qualidade e naturalidade. 
Terra Nostra é uma marca que adoro, que consumo e que aconselho a todos vós.









O meu muito obrigada à Terra Nostra pela simpatia e pelos produtos fantásticos que me enviaram. 

Por fim, posso dizer que é de louvar a qualidade destes produtos e que estou desejosa de fazer receitas com eles para, mais tarde, partilhar convosco.