Salsichas Grelhadas com Puré de Maçã e Espumante



















1 embalagem de salsichas churrasco brasileiras da Campofrio
500g de maçãs Royal Gala (descascadas e sem caroço)
30g de manteiga
2 colheres de sopa de espumante (usei o espumante meio seco 2011 Casa Ermelinda Freitas)
Pimenta branca q.b. (usei da marca Suldouro)
Molho de piri-piri com laranja da Paladin
Tomilho fresco q.b.


Descasque as maçãs, retire o caroço e corte-as em pedaços. Pese-as, pois é necessário cerca de 500g para confeccionar esta receita.
Leve ao lume a manteiga num tacho/panela grande, deixe-a derreter e junte-lhe os pedaços de maçã. Mexa e envolva bem e deixe cozinhar, assim, durante 3 minutos. Acrescente o vinho branco, mexa bem,tape e deixe cozer a maçã em lume brando.
Quando a maçã se apresentar cozida, tempere com pimenta branca, mexa e passe-a com a varinha mágica até obter um puré homogéneo. 
Entretanto, grelhe as salsichas na brasa ou no grelhador eléctrico sem qualquer adição de gordura e polvilhe-as com um pouco de piri-piri com laranja.




Para acompanhar este prato, recomendo:



Dona Ermelinda Reserva 
2011 D.O. Palmela


Castas: Castelão 70%, Touriga Nacional 10%, Trincadeira 10% e Cabernet Sauvignon 10%

Notas de Prova: Vinho com cor granada quase opaco, com aromas a lembrar frutos pretos, especiarias e fumo, com alguma compota devido à grande maturação atingida. Na boca é um vinho denso, cheio, com grande estrutura, taninos presentes mas integrados e macios. Final longo persistente e muito agradável.









Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à CampofrioSuldouro, Paladin e Casa Ermelinda Freitas pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.