Bolo Pluma de Noz

















200g de farinha
175g de miolo de noz
250g de açúcar
200ml de natas
4 ovos grandes
1 colher de chá de fermento
Metades de noz q.b.


Unte e enfarinhe uma forma de chaminé com 22cm de diâmetro e pré.aqueça o forno a180ºC.
Misture a farinha com o fermento e o miolo de noz, leve ao processador de alimento e pique até obter uma espécie de farinha.
À parte, bata os ovos com as natas até obter um creme homogéneo. Junte-lhe, aos poucos, o preparado de noz e o açúcar envolvendo muito bem.
Verta a massa na forma que preparou e leve ao forno por cerca de 35 minutos (faça o teste do palito para verificar a cozedura, no entanto, este não deve estar completamente seco quando retirar o bolo do forno).
Retire o bolo para arrefecer e deixe-o na forma por 10 minutos antes de desenformar. Transfira o bolo para um prato de servir e decore com metades de noz.



Para acompanhar este bolo, recomendo:


Porto Adriano Reserva
Ramos Pinto


Este é o vinho do fundador da Casa Ramos Pinto. Este vinho conquistou o Brasil ao ponto do Vinho do Porto ser conhecido apenas por “Adriano”. É um vinho muito agradável e versátil.
O Adriano é um blend de 6 anos de idade. É a partir dos 6 ou 7 anos que o Vinho do Porto começa a precipitar a sua pigmentação vermelha e as nuances de Tawny começam a aparecer.

Notas de Prova:
Cor com notas vermelhas de tawnies semi-evoluídos, com menisco alaranjado, fruto do seu envelhecimento.
Apresenta uma grande densidade, com notas de fruta fresca (cereja e amora). O envelhecimento em carvalho proporciona o aparecimento dos aromas a frutos secos (ameixa e noz) e aromas etéreos e balsâmicos.
O ataque a frutos frescos é intenso e gradual. Equilíbrio perfeito entre a frescura e o envelhecimento. As notas apimentadas provêm da sua maturidade. Na boca é longo, elegante e suave.





Aqui está o produtos fantástico usei para acompanhar este bolo.

O meu muito obrigada à Ramos Pinto pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.