Parceria com La Gondola






É como muito gosto que informo, a todos os que me visitam, acerca da parceria entre o Nárwen's Cuisine e a La Gondola.
Fundada nos anos 30 por italianos, esta é uma das empresas mais antigas de Portugal no que se trata de conservas. Os seus produtos de excelência são comercializados e reconhecidos pela sua elevada qualidade em inúmeros países, sendo que 95% dos produtos fabricados destinam-se ao mercado de exportação.



A Fabrica de conservas La Gondola foi fundada por italianos que trouxeram para Matosinhos (Norte de Portugal) as primeiras indústrias de conservas, exclusivamente dedicadas à transformação de peixe através do sal.
Investindo numa nova unidade nos anos 80, a La Gondola decidiu arrojar-se para uma produção de conservas diversificada, com peixe exclusivamente fresco sujeito aos períodos onde o peixe se encontra no seu melhor momento de qualidade e sabor.
A linha de orientação da empresa mantem-se nos produtos de elevada qualidade, levando-os a encontrar o seu mercado, diferente, mas reconhecido. A partir do inicio do séc. XXI a procura de espaços gourmet tornou os produtos da marca cada vez mais procurados e apetecíveis em variados mercados.
Agindo com uma política de qualidade e projetos sustentáveis surge a associação com a Propeixe; desenvolve-se a excelência da produção agregada à qualidade da matéria prima e fornecimento garantido. Esta ligação de saberes cria novos horizontes de crescimento.



As conservas La Gondola são fabricadas pelo método tradicional pré-cozido, com peixe exclusivamente fresco, seguindo criteriosamente a produção por campanha, nas quais o peixe se encontra em condições máximas de qualidade e sabor. A empresa não procura competir com produtos massificados de baixo preço; os peixes são trabalhados manualmente, um a um, sendo a qualidade a principal preocupação.

Com um volume de produção anual de 5 milhões de unidades, a La Gondola tem como objectivo 2013/2014 o crescimento das suas marcas próprias, mantendo-se fiel aos princípios de fabrico tradicionais e excelência de qualidade.


A La Gondola produz e comercializa as suas conservas, tendo uma relação honesta com os seus fornecedores e clientes. Os produtos destinam-se sobretudo ao mercado internacional, razão pela qual exportam 95% da produção para os mais relevantes mercados gourmet (encontrando-se presente em variados países como: Espanha, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, Luxemburgo, Irlanda, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Estónia, Polónia, Áustria, Chipre, Malta, Grécia, México, EUA, Japão, Brasil, e Canada).
O peixe transfomado é essencialmente pescado no Oceano Atlântico, na costa portuguesa; sendo os sócios a maior organização de produtores de pesca em Portugal (Propeixe op) com 21 barcos. 
A pesca das suas sardinhas é sustentável e certificada pelo MSC.

Os produtos La Gondola destinam-se ao mercado Gourmet de segmento elevado e a qualidade dos mesmos é percebível logo na primeira garfada. São realmente produtos excepcionais que merecem o seu lugar no topo deste tipo de mercado.

No entanto, vou desvendar mais um pouco acerca da fantástica gama da La Gondola;



Sardinhas e Petingas 

Com uma produção destinada sobretudo ao mercado internacional, pode encontrar muitas das conservas la Gondola em lojas Gourmet mas também nas lojas Continente. 
Na La Gôndola as sardinhas são tratadas estritamente por campanha, isto é a fábrica só começa a trabalhar as sardinhas quando elas atingem um certo grau de gordura, pois só então a carne se torna mais macia e aveludada, obtendo um sabor bem característico e distinto. A produção decorre de Junho a Dezembro atendendo à qualidade e características que o peixe apresenta nesta época.
É apenas utilizado o melhor peixe fresco do dia adquirido na lota. O processo de fabrico é o antigo e tradicional pré-cozido, graças ao qual as conservas portuguesas se tornaram mundialmente famosas. No entanto, hoje em dia, este método é raramente empregue pela indústria conserveira nacional. O trabalho de enchimento é sempre feito com duas latas à mesa, ou seja, dentro do melhor ainda é escolhido o melhor para as primeiras marcas mundiais"

- Sardinhas em azeite
- Sardinhas em azeite com pickles
- Sardinhas em tomate e azeite
- Sardinhas em azeite e limão
- Sardinhas em azeite extra virgem biológico
- Sardinhas sem pele e sem espinhas em azeite
- Sardinhas em azeite com cravinho
- Petingas em escabeche
- Petingas em azeite
- Petingas em azeite picantes


Filetes de Cavala e Cavalinhas

O mar português tem também cavala de excelente qualidade, razão pela qual a La Gondola se especializou no fabrico desta espécie de peixe, mantendo-se fiel aos processos de fabrico tradicionais, com mão de obra intensiva, o que permite obter a mais elevada qualidade.
Na la Gôndola as cavalas utilizadas são exclusivamente da espécie Scomber Colias que se distingue pela sua carne firme e ligeiramente rosada.
A cavala é essencialmente processada em filetes, aos quais é retirado o sangacho, de modo a que no seu aspecto e paladar se tornem únicos e de excepcional qualidade. 


- Cavalinhas em azeite
- Filetes de cavala em azeite
- Filetes de cavala em azeite com picles 


Atum e Outras Conservas










- Atum em azeite
- Atum ao natural - Filetes de atum em azeite
- Filetes de truta em escabeche
- Filetes de truta fumados em azeite
- Carapauzinhos e molho de escabeche
- Polvo em azeite e alho
- Polvo em caldeirada
- Lulas em caldeirada


Patés


Os patés La Gôndola são exportados para países tão exigentes como o Japão, Canadá ou Bélgica. O segredo está no fabrico tradicional e artesanal, sem recurso a farinhas ou féculas, aditivos ou aromas. 
Não são usadas farinhas de soja ou fécula de batata como ingrediente.a base da receita é o peixe, e apenas um tipo de peixe por paté. Ao peixe fresco é ainda acrescentado algum peixe em conserva, de fabrico próprio, de forma a obter uma pasta mais rica de sabor, consistência e paladar.






- Paté de sardinha
- Paté de sardinha picante
- Paté de atum
- Paté de atum picante
- Paté de cavala
- Paté de cavala picante
- Paté de ovas de pescada
- Paté de truta com vinho do Porto


La Gôndola Bio




Conscientes da realidade, a La Gondola valoriza a vida e o seu ciclo natural; desta forma criou a linha BIO, naturalmente sustentável.







- Sardinhas em azeite biológico
- Atum em azeite biológico
- Filetes de cavala em azeite biológico


Especialidades La Gôndola 

A La Gôndola possui ainda uma gama de especialidades. Dentro dessa gama encontramos as ovas de sardinha, conhecidas como o caviar português, outrora produto generalizado na indústria conserveira, tornou-se cada vez mais raro. 
A indústria conserveira portuguesa mudou muito nas últimas décadas. Não só o número de empresas foi drasticamente reduzido como os métodos de produção se alteraram. O tradicional método pré-cozido , antigamente o único método autorizado na indústria nacional conserveira, foi substituído pelo enlatamento em cru. A La Gôndola continua a seguir este método tradicional.

- Ovas de sardinha em azeite
- Ovas de bacalhau em azeite




Para finalizar, vou mostrar algumas fotografias com os produtos que a La Gondola teve a gentileza de me oferecer. Posso dizer que, ao abrir a caixa enviada, um sorriso instalou-se no meu rosto e não mais de lá saiu.

E é fácil de perceber porquê! Pois quem não gosta de receber produtos de qualidade inestimável?









O meu muito obrigada à La Gondola pela simpatia e pelos produtos fantásticos que me enviaram. 

Por fim, posso dizer que é de louvar a qualidade destes produtos e que estou desejosa de fazer receitas com eles para, mais tarde, partilhar convosco.