Canelloni à Napolitana












200g de massa para lasanha fresca
350g de carne de vaca picada
250g de carne de porco picada
500g de tomates reduzido a puré
250ml de vinho branco
1 fio de azeite (usei o Azeite Castelo de Marvão)
1 cebola grande
1 colher de chá de oregãos (usei a flor de sal Marnoto)
200g de queijo mozzarella fresco (escorrido)
1 ovo
400g de queijo fresco (usei 6 queijos frescos gourmet (de vaca, cabra e e ovelha) da marca Paiva)
80g queijo parmesão ralado
1 pitada de noz-moscada (usei a flor de sal Marnoto)
1 pitada de pimenta branca (usei da marca Suldouro)
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)
Salsa picada q.b.

Molho de Tomate:
400g de tomates reduzido a puré
1 dente de alho
2 colheres de sopa de azeite (usei o Azeite Castelo de Marvão)
1 colher de sopa de mangericão seco (usei da marca Suldouro)
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)
Folhas de manjericão frescas q.b.
100g de queijo mozzarella ralado


Comece por adicionar um pouco de azeite ao fundo de um tacho, deixe-o aquecer e junte-lhe a cebola bem picada. Deixe-a amolecer e acrescente a carne picada, deixando-a alourar de ambos os lados. Adicione o vinho e deixe-o evaporar. Reduza o lume e adicione o tomate reduzido a puré, orégãos, pimenta e sal. Cozinhe em lume brando por 30 minutos, mexendo ocasionalmente (tendo o cuidado de verificar se é necessário adicionar um pouco de água). Ao fim deste tempo, e se a carne apresentar-se macia, passe-a pela varinha mágica. Retifique os temperos, leve ao lume por mais 5 minutos e deixe arrefecer.
À mistura de carne, adicione o ovo, salsa, queijo parmesão e uma pitada de noz-moscada, mexa muito bem para incorporar e obter um preparado homogéneo. Por fim, acrescente o queijo fresco (esmagado com um garfo) e o mozarella em pedaços pequenos. Envolva delicadamente e deixe repousar por 20 minutos.

Entretanto, prepare o molho de tomate e manjericão; refogue o alho em duas colheres de sopa de azeite, adicione os tomates, o manjericão seco e sal. Cozinhe por 15 minutos, rectifique o sal, reduza a puré e reserve.

Numa travessa de forno, coloque um pouco do molho de tomate, cubrindo o fundo.
Sobre cada folha de lasanha fresca, adicione uma porção do preparado de carne, enrole como se de um charuto se tratasse e coloque o rolinho no tabuleiro. Execute este processo até terminar o recheio e colocando os rolinhos no tabuleiro uns ao lado dos outros.
Por fim, verta o restante molho de tomate sobre os canelloni e polvilhe com o queijo mozarella bem picado no processador de alimentos. Leve ao forno pré-aquecido a 190Cº durante 40-50 minutos.
Sirva quente decorado com folhas de mangericão.



Para acompanhar este prato, recomendo:





Syrah 2010
Regional Península de Setúbal


Notas de Prova:
Vinho de cor granada, concentrado. Aroma confitado a lembrar fruta preta muito madura, alguma especiaria, com toque balsâmico da casta. Na boca é muito cheio, aveludado com taninos presentes muito bem integrados. Final longo e persistente.









Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Lacticinios do Paiva, Necton, Azeite Castelo de Marvão, Suldouro e Casa Ermelinda Freitas pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.