Parceria com Maçarico







É como muito gosto que informo, a todos os que me visitam, acerca da parceria entre o Nárwen's Cuisine e a Maçarico.
Esta é uma empresa de Praia de Mira com mais de 75 anos que se dedica ao comércio de azeitonas em conserva, piclkes, tremoços, molho de piri-piri, mostarda e muitos outros.
Nos dias de hoje, a Maçarico é líder destacada em Portugal e, a nível internacional, posiciona-se como uma das maiores unidades industriais no sector.






A origem da Maçarico, S.A. remonta à década de 30, quando o seu fundador, Domingos Ribeiro Maçarico, que tinha mercearia e padaria, resolveu entrar no negócio de azeitona de mesa.
Começou por comercializar azeitona galega, em cura natural - variedade tipicamente portuguesa - cujo fruto era devidamente seleccionado na herdade de um produtor/fornecedor da Beira Baixa, que lhe tinha proposto o negócio. Esta era uma região portuguesa produtora, por excelência, de azeitona galega e o negócio deu em evoluir, desenvolvendo-se uma rede de clientes promissora.
Assim, mais tarde, para além da azeitona, conservada ao natural, passou-se a transformar determinadas variedades de azeitona em azeitona oxidada, o que foi um passo extremamente avançado para a época, pois que nenhuma outra unidade, no país, tinha conhecimento da tecnologia de oxidação.
Ampliou-se também a gama com outros produtos, como pickles, tremoços, molho de piri-piri e mostarda, numa constante inter-relação com o mercado, com aqueles produtos criados ao seu gosto.
Esta ideia central do mercado, comandando a produção, e a ideia de uma elevada qualidade no produto, distinguindo-o, com mais valor, para o cliente e maior satisfação, haveria de perdurar na cultura da empresa. E também haveria de perdurar a aposta na melhoria contínua e na investigação, para o desenvolvimento de novos produtos, a partir da constante observação do mercado e suas necessidades.


Hoje, a Maçarico dispõe de uma unidade industrial, ocupando mais de 30.000 m2. Em unidades separadas, centralmente coordenadas, ali são fabricados os diversos produtos do seu portfolio, com as melhores tecnologias e profissionais de elevado nível técnico.
Como factores de sucesso para a competitividade, a Maçarico elege a inovação, a investigação, o profissionalismo e a flexibilidade, nas estruturas e processos. Todavia, destaca a cultura que tem vindo, ao longo dos anos, a criar e consolidar, com valores éticos e de justiça, contribuindo para as melhores relações humanas e profissionais dentro da empresa e, desta, com o meio envolvente, e a maior coesão na sua força de trabalho.
Hoje, a Maçarico é líder destacada em Portugal e, a nível internacional, posiciona-se como uma das maiores unidades industriais no sector.
Exporta para todos os continentes e cobre o mercado doméstico, com presença em todas as cadeias de distribuição.


A Natureza de um Nome
Praia de Mira (local onde é sediada a empresa) ainda era um conjunto escuro de pequenas casas de madeira, especadas na duna, era comum ver-se aquela ave em bandos, pousada ou esvoaçando, junto às lagoas e mar, no areal ermo.
Entre outras, das mais antigas no lugar, a família Maçarico ali criou raízes, ajudando ao povoamento do areal, num contacto permanente com o meio e a natureza.
O nome da ave e o nome da família irmanaram-se. A grandeza do mar, a pureza da ave, a tradição da família, com os seus valores e respeito pela natureza, estavam simbolicamente representados nesse nome.
Por isso, quando a empresa Maçarico nasceu, há 75 anos, não poderia ser outro o nome que a deveria identificar e aos seus produtos.
O nome e a insígnia, que a distinguem visualmente, no seu logótipo, com a ave, de bico longo e curvo, dentro da azeitona, significam valores e uma identidade ímpar.





Unidade Industrial

As dezenas de anos de experiência que a Maçarico possui e a postura aberta ao conhecimento e inovação, que sempre tem mostrado, estão na base da constante preocupação com a racionalização e modernização dos processos produtivos que utiliza, independentemente de controlos de qualidade rigorosamente estabelecidos.



Chegada à fábrica, a azeitona, ainda como matéria prima, é sujeita a rigoroso controlo de qualidade, após o que se acondiciona nos fermentadores, onde é conservada e de onde sai para as fases seguintes do processo produtivo.





A empresa dispõe de linhas de produção automatizadas, destinadas a azeitona inteira, outras a descaroçada e rodelada e, ainda, outras a diversos recheios.




Desde a matéria-prima até ao produto final, em fases estabelecidas do processo, uma equipa de técnicos procede ao controlo de qualidade dos diversos produtos, com apoio do laboratório.






Para finalizar, vou mostrar algumas fotografias com os produtos que a Maçarico teve a gentileza de me oferecer. Posso dizer que, ao abrir a caixa enviada, um sorriso instalou-se no meu rosto e não mais de lá saiu.

E é fácil de perceber porquê! Pois quem não gosta de receber produtos de qualidade inestimável?











O meu muito obrigada à Maçarico pela simpatia e pelos produtos fantásticos que me enviaram. 

Por fim, posso dizer que é de louvar a qualidade destes produtos e que estou desejosa de fazer receitas com eles para, mais tarde, partilhar convosco.