Bacalhau Escondido em Cebolada Crocante














3 postas de bacalhau demolhado (usei da marca Bacalhau Dias)
800g de batatas
2 cebolas grandes
1 fio de azeite de qualidade (usei da marca Maçarico)
3 dentes de alho
100g de farinha
1 pitada de pimenta branca (usei da marca Suldouro)
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)
Óleo para fritar q.b.
1 raminho de salsa fresca e picada
Azeitonas pretas (usei da marca Maçarico)


Lave as batatas, descasque-as e corte-as em rodelas de 0.5cm de esoessura. Frite-as, sem deixar que fiquem muito rijas, em óleo quente, e coloque metade delas no fundo de um pirex ou tabuleiro de ir ao forno. Tempere com um pouco de sal fino e reserve as restantes batatas.
Corte as postas de bacalhau em pedaços pequenos (quadrados), passe-os muito bem por farinha e frite-os numa frigideira com pouco óleo. Assim que estiverem fritas, coloque-as sobre a camada de batatas. 
Sobre a camada de bacalhau, coloque mais uma camada de batatas, usando todas as que reservou e tempere com sal.
Aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola cortada em rodelas e os dentes de alho picados. Tempere com sal. Quando a cebola apresentar-se transparente e macia, retire-a da frigideira juntamente com o alho e coloque-os sobre a última camada de batatas, distribuindo-os bem. Sobre esta última camada polvilhe um pouco de pimenta branca.
Leve ao forno a 200ºC até que a cebola se apresente dourada. No momento de servir polvilhe o pirex com salsa fresca picada e decore com azeitonas pretas. Sirva de imediato.



Para acompanhar este prato, recomendo:





 Dona Ermelinda Tinto 2010 D.O. Palmela 

Castas: 70% Castelão, 15% Cabernet Sauvignon, 15% Touriga Nacional

Notas de Prova: Vinho de cor vermelho escuro, granada, aroma bem conjugado com a madeira, confitado, rico em frutos vermelhos muito maduros, bem conjugado com a madeira, cheio, complexo, com taninos muito redondos, final de boca prolongado e agradável.








Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Bacalhau Dias, Maçarico, Suldouro, Necton e Casa Ermelinda Freitas pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.