Bolachas Linzer de São Valentim



















110 g de amêndoa inteiras, sem pele
260 g de farinha
1/4 colher de chá de sal
227 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
85+50 g de açúcar branco
1 colher de chá de essência de baunilha
2 gemas de ovo grandes
Raspa de 1 limão pequeno
Açúcar em pó (para polvilhar)
120 ml de compota de framboesa vermelha
2 cortadores de bolachas em forma coração, um grande e outro pequeno




Pré-aqueça o forno a 160ºC.
Coloque as amêndoas peladas e inteiras num tabuleiro de ir ao forno. Leve-as ao forno para torrar durante cerca de 8-10 minutos (ou até que doure). Retire do forno e, depois de frias, faça farinha das amêndoas, levando-as ao processador de alimentos juntamente com 50g de açúcar. Reserve.
Numa tigela junte a farinha e o sal.
No recipiente da batedeira, coloque a manteiga e o açúcar restante, bata em velocidade média/alta até formar um creme (aproximadamente 3 minutos). Junte a baunilha, as gemas, e a raspa de limão. Junte a farinha de amêndoa e bata mais um pouco. Por fim, adicione a mistura de farinha batendo apenas para incorporar. 
Divida a massa em duas partes iguais e forme dois rectângulos com cerca de 1,5 cm de espessura. Envolva os dois rectângulos de massa em película aderente e leve ao frigorífico até ficar firme (cerca de 4-6 horas ou de um dia para o outro).
Quando a massa já estiver sólida o suficiente para se manuseada, forre dois tabuleiros com papel vegetal untado com margarina e polvilhado com farinha.
Pré-aqueça o forno a 175ºC .
Retire um rectângulo de massa do frigorífico. Sobre uma superfície polvilhada com farinha, estenda a massa com o rolo até que fique com 1 cm de espessura. Usando um cortador de bolachas com forma de coração com 5 a 7,5 cm de diâmetro, corte a massa. 
Coloque as bolachas no tabuleiro com, aproximadamente, 2cm de distância.
Retire o outro rectângulo de massa do frigorífico e nele use o cortador grande e depois, nas bolachas que formar, use um cortador de biscoitos menor para cortar os centros. Pode usar os corações que sobrarem do centro e cozinha-los ou junte toda esta massa e faça mais bolachas maiores, isto porque irá fazer umas espécie de "sandwich" com as duas partes, sendo que a última terá uma abertura em forma de coração. Deve ter atenção para fazer o mesmo número de bolachas tanto com abertura ao centro como sem ela.
Leve as bolachas ao forno por 10- 14 minutos ou até que estejam levemente douradas.
Retire do forno e coloque sobre uma grade para arrefecer.
Entretanto, prepare a geleia, para isso deve colocar a compota de framboesa numa pequena panela e leva-la ao lume para aquecer um pouco. Mexa sempre e quando a compota derreter e se assemelhar a uma geleia homogénea está pronta. Deixe arrefecer um pouco.


Para montar as bolachas: 
Coloque a bolachas que não tem buraco ao centro sobre uma superfície lisa. Sobre ela espalhe um pouco de geleia de framboesa. E, por fim, coloque a bolacha com abertura, pressione um pouco e deixe secar.


Notas: 
Para armazenar as bolachas durante vários dias não deve monta-las, ou seja não coloque logo a geleia. E guarde-as em frascos hermeticamente fechados. 
No entanto, pode recheá-las e guardá-las em caixas herméticas guardadas no frigorífico. Mas o melhor é monta-las no mesmo dia em que as servir para as manter crocantes.
Rende cerca de 20 bolachas recheadas com 5cm.





Para acompanhar estas bolachas, recomendo:


Porto Ruby
Ramos Pinto


É um blend de vinhos com 3 anos de idade, em que se procura suster a evolução da sua cor tinta, mantendo o aroma frutado e o vigor dos vinhos jovens.

Notas de Prova:
Cor vermelha densa, mais intensa do que a do Tawny.
Vivo e intenso. Aromas fortes a frutos característicos das castas, isto é, aromas primários como cereja, amora, ameixa e framboesa, com um ligeiro toque de canela.
O ataque é bastante volumoso devido à sua jovialidade e quantidade de fruto. Pela via rectro-nasal, apercebemo-nos das suas purezas aromáticas provenientes dos aromas das uvas.
Final compacto e longo.




Aqui estão o produto fantástico que usei para acompanhar estas bolachas.

O meu muito obrigada à Ramos Pinto pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.