Bolo de Tangerina com Calda Cítrica de Mel



















Bolo:
3 tangerinas
350g de farinha
275g de açúcar
3 ovos
2 dl de óleo de amendoim
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal fino

Calda:
2 tangerinas
1 colher de sopa de mel (usei o mel biológico da marca Acushla)

Decoração:
Multi-deco da Vahiné (usei as estrelas brancas e amarelas)



Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte e enfarinhe uma forma grande (de preferência com chaminé) e reserve-a.
Raspe a casca das tangerinas, descasque-as muito bem descartando todas as peles brancas e retire as sementes aos gomos, mas sem os espremer.
No liquidificador coloque o açúcar, os gomos de tangerina, os ovos e o óleo, ligue-o durante cerca de 3 minutos até obter um preparado completamente homogéneo.
À parte misture a farinha com o fermento e sal e junte-lhe a mistura anterior, aos poucos, e envolvendo muito bem. Verta na forma e leve ao forno por cerca de 50 minutos ou até estar cozido (faça o teste do palito). Deixe arrefecer 10 minutos na forma e desenforme.
Entretanto, coloque o sumo de laranja e o mel numa panela, mexa bem e leve a lume médio até que se fundam numa calda brilhante. Em seguida, pincele o bolo com a calda quente e decore com as estrelas brancas e amarelas.




Para acompanhar este bolo, recomendo:

Porto Adriano Reserva
Ramos Pinto

Este é o vinho do fundador da Casa Ramos Pinto. Este vinho conquistou o Brasil ao ponto do Vinho do Porto ser conhecido apenas por “Adriano”. É um vinho muito agradável e versátil.
O Adriano é um blend de 6 anos de idade. É a partir dos 6 ou 7 anos que o Vinho do Porto começa a precipitar a sua pigmentação vermelha e as nuances de Tawny começam a aparecer.

Notas de Prova:
Cor com notas vermelhas de tawnies semi-evoluídos, com menisco alaranjado, fruto do seu envelhecimento.
Apresenta uma grande densidade, com notas de fruta fresca (cereja e amora). O envelhecimento em carvalho proporciona o aparecimento dos aromas a frutos secos (ameixa e noz) e aromas etéreos e balsâmicos.
O ataque a frutos frescos é intenso e gradual. Equilíbrio perfeito entre a frescura e o envelhecimento. As notas apimentadas provêm da sua maturidade. Na boca é longo, elegante e suave.







Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta sobremesa.

O meu muito obrigada à Acushla, Vahiné Ramos Pinto pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.