Broa de Milho e Centeio com Chourição




















315g de farinha de milho amarela
225g de farinha de trigo
130g de farinha de centeio
30g de fermento de padeiro
350ml de água
1c. de sobremesa de sal (usei a flor de sal Marnoto)
½ c. de chá de açúcar
100ml de água morna
200g de chourição (usei da marca Beira-Lamego)
  


Dissolva o fermento em 1dl de água norma, juntamente com o açúcar e 2 colheres de sopa de cada farinha (misture a restante farinha num recipiente largo). 
Mexa com uma colher de pau e deixe a massa fermentar tapada em local quente, durante 15 minutos, até borbulhar. 
Entretanto pique o chourição em pedacinhos muito pequenos e reserve.
Ao fim deste tempo, faça um buraco no meio das farinhas e deita a mistura de fermento. Acrescente o resto da água, aos poucos, e vá amassando até a massa se despegar das paredes da tigela. 
Amasse bem até ficar mole e com consistência elástica. seguidamente, faça uma bola e trace uma cruz no topo da mesma. Disponha a massa num a tigela enfarinhada e deixe levedar, em local quente, tapada com um pano, durante uma hora e meia ou até a cruz desaparecer. 
Neste momento, junte o chourição picado à massa, volte a amassar mais um pouco e molde a broa num tabuleiro de ir ao forno, previamente enfarinhado.
Deixe repousar por mais 20 minutos e leve ao forno pré-aquecido a 225ºC, durante 10 minutos. Passado esse tempo, baixe a temperatura para 180ºC e deixa cozer por mais 30 minutos.




Para acompanhar este pão, recomendo:





Alicante Bouschet

Monsaraz - Alentejo Doc
Carmim

Casta: Alicante Bouschet (100%)

Uvas provenientes de talhões selecionados, com maceração pré-fermentativa de 48h, seguida de fermentação a 23ºC com recurso a remontagem e delestage, maceração total de 15 dias, seguida de estágio em barrica de 2ª utilização de carvalho francês durante 12 meses. Após engarrafamento o vinho estagia em garrafa durante 6 a 8 meses.

O vinho apresenta-se com uma cor vermelha violeta carregada, com aromas de fruta silvestre, fruta madura e chocolate, em boca é amplo, intenso, com um final de prova prolongado




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste pão.

O meu muito obrigada à Beira-Lamego, Necton Carmim pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.