Bruschettas à Italiana













Bruschetta (brusketta - pronúncia italiana) é um aperitivo do centro de Itália, cuja origem data de, pelo menos, do século 15. Esta iguaria é feita à base de pão, que é tostado em grelha com azeite e depois esfregado com alho. Há diversas variações, sendo bastante conhecida a bruschetta de tomate, que leva, por cima da fatia de pão, tomates e manjericão.



150g de queijo mozzarella ou flamengo (usei o queijo curado sem lactose da marca Paiva)
4 cacetes médios
5 dentes de alho 
2 colheres de sopa de azeitonas pretas (usei da marca Maçarico)
Azeite extra virgem q.b. (usei da marca Maçarico)
2 tomates
Vinagre q.b. (usei da marca Paladin)
1 boa pitada de orégãos secos (usei da marca Suldouro)
Sal q.b.


Num recipiente coloque o tomate cortado em cubinhos pequenos e tempere com azeite, vinagre e sal. Deixe tomar sabor por cerca de 10 minutos.
Entretanto, corte o pão com 1 a 2 cm de altura (corte-o na diagonal para obter fatias maiores) e sobre cada fatias adicione um pouco de azeite. Leve-os a forno pré-aquecido a 200ºC até ficar rijinho, mas sem dourar.  Retire o pão do forno, sem o desligar, e esfregue o alho sobre cada uma das fatias de pão (arraste o alho com força para que solte o seu sabor). 


Bruchetta de Queijo e Tomate:

Sobre o pão torrado com alho e azeite, coloque o queijo, espalhe o tomate picado e os orégãos.  Leve ao forno a gratinar, quando o queijo estiver derretid e o pão douradinho está pronto.


Bruchetta de Tomate e Azeitonas:

Sobre o pão torrado com alho e azeite, coloque o tomate picado e as azeitonas picadas e polvilhe com orégãos.  Leve ao forno a gratinar até o pão se apresentar dourado.



Para acompanhar esta entrada, recomendo:



Espumante Meio Seco 2011 
Casa Ermelinda Freitas


Castas: 85% Fernão Pires, 15% Arinto

Notas de Prova: Vinho de cor amarelo brilhante, frutado, a lembrar citrinos e frutos tropicais. Boa estrutura e boa acidez que lhe dá frescura e longevidade. Final de boca a lembrar o fruto, fresco e agradável.










Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Lacticínios do Paiva, Maçarico, Paladin, Suldouro Casa Ermelinda Freitas pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.