Creme de Cogumelos com Crispy de Bacon

















500g de cogumelos laminados frescos ou de lata (usei da marca Compal)
1 L de caldo de galinha
3 dentes de alho
1 fio de azeite (usei o azeite virgem extra da marca Acushla)
5 talos de aipo
1 cebola média
3 colheres de sopa de farinha de arroz (usei da marca Condi)
2 colheres de sopa de manteiga
1 pitada de pimenta branca (usei da marca Suldouro)
4 colheres de sopa de vinho branco
6 colheres de sopa de natas
Sal q.b.
120g de bacon (usei da marca Beira-Lamego)


Comece por aquecer o azeite e adicione-lhe um dente de alho bem picado, acrescente os cogumelos, tempere com sal e pimenta e saltei-os durante dois minutos.
Entretanto, pré-aqueça o forno a 180ºC, e, quando quente, adicione-lhe o bacon (previamente fatiado e sem courato) numa grelha, para tostar por cerca de 3 minutos. Quando lhe parecer estaladiço, retire-o do forno e deixe-o sobre papel absorvente.
À parte, adicione a uma panela, o aipo, a cebola e os restantes dentes de alho, ambos em pedaços. Junte-lhe os cogumelos e o caldo de galinha. Leve ao lume e, quando ferver, acrescente a manteiga e o vinho branco, mexa e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou até todos os legumes se encontrarem tenros.
De seguida, reduza o preparado a puré homogéneo, leve novamente ao lume, adicione a farinha de arroz, tempere com pimenta e retifique o sal. Deixe cozinhar por 5 minutos e, a meio deste tempo, incorpore as natas.
Sirva de imediato, polvilhado com o bacon cortado em pedacinhos.




Para acompanhar esta sopa, recomendo:




Alicante Bouschet


Monsaraz - Alentejo Doc
Carmim

Casta: Alicante Bouschet (100%)

Uvas provenientes de talhões selecionados, com maceração pré-fermentativa de 48h, seguida de fermentação a 23ºC com recurso a remontagem e delestage, maceração total de 15 dias, seguida de estágio em barrica de 2ª utilização de carvalho francês durante 12 meses. Após engarrafamento o vinho estagia em garrafa durante 6 a 8 meses.

O vinho apresenta-se com uma cor vermelha violeta carregada, com aromas de fruta silvestre, fruta madura e chocolate, em boca é amplo, intenso, com um final de prova prolongado






Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta sopa.

O meu muito obrigada à Beira-Lamego, Compal, Acushla, Condi, Suldouro Carmim pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.