Esparguete Picante com Filetes de Cavala e Pasta de Azeitona



















2 latas de filetes de cavala em azeite (usei da marca Conservas Pinhais)
200g de esparguete picante
Pasta de azeitona galega q.b. (usei da marca Maçarico)
Azeitonas verdes recheadas com piri-piri da Maçarico
3 dentes de alho
1 fio de azeite (usei o azeite virgem extra Monsaraz da marca Carmim)
Salsa fresca q.b.
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)


Comece por cozer a massa em água fervente temperada de sal até que se encontre al dente. Escorra-a e reserve. Enquanto isso, aqueça o azeite numa frigideira larga, junte-lhe o alho bem picado e, em lume baixo, deixe cozinhar por 2 minutos. Retire os alhos do azeite e junte a massa escorrida, envolva-a, delicadamente, no azeite e transfira-a para um prato de servir.
Sobre a massa, disponha os filetes de cavala, regue-os com o azeite que ficou na frigideira e adicione uma camada de pasta de azeitona. Por fim, decore com as azeitonas recheadas e decore com salsa.



Para acompanhar este prato, recomendo:





Alicante Bouschet

Monsaraz - Alentejo Doc
Carmim

Casta: Alicante Bouschet (100%)

Uvas provenientes de talhões selecionados, com maceração pré-fermentativa de 48h, seguida de fermentação a 23ºC com recurso a remontagem e delestage, maceração total de 15 dias, seguida de estágio em barrica de 2ª utilização de carvalho francês durante 12 meses. Após engarrafamento o vinho estagia em garrafa durante 6 a 8 meses.

O vinho apresenta-se com uma cor vermelha violeta carregada, com aromas de fruta silvestre, fruta madura e chocolate, em boca é amplo, intenso, com um final de prova prolongado




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Conservas Pinhais, Maçarico, Necton Carmim pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.