Creme de Maruca com Camarão



















6 camarões inteiros (usei o camarão selvagem de Moçambique da Frip)
1/2 kg de batatas
1 posta de maruca (usei a maruca congelada da marca Frip)
1 cenoura grande
2 pedaços de pimento vermelho
1 fio de azeite (usei o azeite Alentejo Interior DOP da José Gourmet)
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 pitada de pimenta branca (use da marca Suldouro)
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)
1 tomate grande pelado e picado
Molho de piri-piri q.b. (usei da marca Maçarico)
1 raminho com coentros e salsa
Croutons de alho e salsa da Rialto


Leve uma panela ao lume com 1 litro de água e, quando esta ferver, acrescente as cenouras ás rodelas, o pimento, os alhos e a cebola em pedaços, a folha de louro, o tomate picado e as batatas cortadas em pequenos cubos. Adicione o raminho de ervas, atado, tempere com sal e pimenta, deixe cozer, e quando as batatas estiverem tenras, retire a folha de louro e passe tudo pela varinha mágica, até obter um creme homogéneo.
À parte coza o peixe juntamente com o camarão em meio litro de água a ferver e tempere com sal e molho de piri-piri. Quando o peixe começar a soltar-se da espinha , retire-o do tacho, limpe-o de peles e espinhas. Retire a casca e cabeça ao camarão e coe o caldo do cozimento, reservando-o. Corte o camarão em pedaços, reduza o peixe a lascas e reserve ambos. 
Leve o creme novamente ao lume, junte 1 fio de azeite, a água de cozedura do peixe e adicione o camarão e a maruca desfiada. Mexa bem, rectifique os temperos (neste momento ajuste a consistência da sopa, se desejar, colocando mais água ou amido de milho).
No momento de servir acompanhe com croutons.



Para acompanhar esta sopa, recomendo:



Volúpia Branco 
Caves do Solar de São Domingos


Castas: Sauvignon blanc (50%), Chardonnay (35%) e Maria Gomes (15%)

Notas de prova:
Aroma intenso e complexo, em que a mineralidade predomina sobre as notas florais e citrinas. Cheio e volumoso na boca, de acidez subtil, revela a fruta em toda a sua plenitude, tornando-se um conjunto de
qualidade única.









Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta sopa.

O meu muito obrigada à Frip, José Gourmet, Rialto, Maçarico, Suldouro, Necton e Caves do Solar de São domingos pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.