Folar Colorido

















400 g de farinha
80 g de açúcar
165 ml de leite quente 
2 ovos
35 g de manteiga 
25 g de fermento fresco
1/2 colher de chá aroma de anis
1/2 colher de chá de sal (usei a flor de sal Marnoto)

Decoração:
Drageias de chocolate coloridas
Leite q.b.
Pepitas multicolores do Multi Deco da Vahiné


Dissolva o fermento no leite quente e junte-lhe 125g da farinha, envolva bem e deixe repousar, tapado, por 30 minutos.
Após este tempo, junte a restante farinha à massa-mãe que esteve a repousar e adicione, também, o açúcar, misturando-os. Acrescente a manteiga amolecida, o aroma de anis, o sal e amasse bem. Por fim, junte o ovo e amasse, sovando, durante uns minutos ou até a massa se apresentar lisa e fofa (se necessário, junte mais farinha).
Forme uma bola com a massa, coloque-a num recipiente bem tapado com um pano grosso e deixe levedar, protegida de correntes de ar, até dobrar de volume (cerca de 2 horas).
Entretanto, coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada, divida-a em 8 bolas do mesmo peso e forme cordas com 30cm de comprimento. Una as pontas de duas das cordas e entrelace-as. Forme um anel com a massa entrelaçada, juntando as pontas e amassando-as ligeiramente com as pontas dos dedos.
Transfira os folares para dois tabuleiro forrados com papel vegetal, tape-os com um pano, e deixe levedar por mais 30 minutos.
Seguidamente, pincele os folares com leite e salpique-os, abundantemente, com as pepitas multicolores. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, por cerca de 20-30 minutos (faça o teste do palito).
Decore com drageias de chocolate coloridas, colocando-as no centro dos folares.





Para acompanhar este folar, recomendo:




Porto Vintage 2000 - Quinta do Estanho

Vinho do Porto de excepcional qualidade, de uma só colheita oriunda de uvas tintas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca e Tinta Rorriz especialmente selecionadas.
Verificado com especial rigor, envelhece em tonéis durante 2 anos e posteriormente em garrafa.

Notas de Prova: Retinto e encorpado, de aroma e paladar muito finos.











Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação destes biscoitos.

O meu muito obrigada à Vahiné, Necton e Quinta do Estanho pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.