Folar de Laranja e Mel



















400g de farinha
25g de fermento de padeiro fresco
250g de açúcar
1 colher de sopa de aguardente (usei a aguardente velhíssima da Caves do Solar de São Domingos)
3 gemas
2 laranjas (raspa)
1 dl de sumo de laranja
1 colher de chá de mel (usei o mel biológico da marca Acushla)
1 dl de leite morno
1 ovo
Confetis multicolores da marca Vahiné


Dissolva o fermento no leite morno e junte-lhe 100g da farinha, envolva bem e deixe repousar, tapado, por 30 minutos.
Após este tempo, junte a restante farinha à massa-mãe que esteve a repousar e acrescente o sumo de laranja, a aguardente, as gemas, o açúcar e a raspa das laranjas. Amasse bem, misturando todos os ingredientes e sovando até obter uma massa lisa semelhante à do pão (se necessário, junte mais sumo de laranja ou farinha).
Forme uma bola com a massa, coloque-a num recipiente bem tapado com um pano grosso e deixe levedar, protegida de correntes de ar, até dobrar de volume (cerca de 2 horas).
Divida a massa em duas porções iguais e reserve um pouco para a decoração. Faça duas bolas idênticas e, com a massa que reservou, forme quatro rolinhos que deve colocar, em cruz, sobre os folares. Transfira os folares para um tabuleiro com papel vegetal, com algum espaço entre ambos, tape com um pano, e deixe levedar por mais 30 minutos.
Seguidamente, bata o ovo e junte-lhe o mel, misturando-os muito bem. Pincele os folares com esta mistura, decore com os confetis coloridos e leve ao forno, pré-aquecido a 170ºC, por cerca de 25-35 minutos (na primeira metade deste tempo deve forrar os folares com folha de alumínio e destapa-los depois para ganharem cor).




Para acompanhar este folar, recomendo:


Porto White
Ramos Pinto


Notas de Prova:
Cor amarela dourada.
Mostra um aroma ao mesmo tempo fino e intenso, com alguma complexidade, num misto de aromas de citrino, com discreto néctar de mel e amêndoa.
No paladar, possui um ataque fresco e delicado, onde se notam alguns toques resinosos combinados com um bom amanteigado.
Na boca, é seco e com sabor a fruta fresca.








Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste folar.

O meu muito obrigada à Acushla, Vahiné, Caves do Solar de São Domingos Ramos Pinto pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.