Creme de Favas com Morcela de Arroz Grelhada


















700 g de favas sem pele (usei as favas congeladas da marca Frip)
1 cebola
2 dentes de alho
300g de batatas
1 fio de azeite (usei o Azeite Castelo de Marvão)
1L de caldo de galinha
1 pitada de pimenta branca (usei da marca Suldouro)
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)
Coentros frescos q.b.
1 morcela de arroz de qualidade (usei da marca Minhofumeiro)


Para retirar a pele das favas faça um golpe ao longo de cada uma, retire os cotilédones verdes que estão no seu interior e descarte a sua pele e olho negro.
Numa panela alta, adicione o azeite e, quando este ferver, junte-lhe a cebola em pedaços, refogando-a até que amoleça. Adicione as favas descascadas, as batatas em pedaços e o caldo de galinha.
Deixe cozer, em lume brando, até que todos os legumes se encontrem cozidos. Tempere com sal e pimenta e reduza o preparado a puré, leve ao lume por mais 5 minutos e acrescente mais água se achar necessário.
Sirva quente, polvilhando-a com coentros frescos e acompanhando com morcela de arroz grelhada sem qualquer adição de gordura.



Para acompanhar estes prato, recomendo:



Volúpia Branco 
Caves do Solar de São Domingos


Castas: Sauvignon blanc (50%), Chardonnay (35%) e Maria Gomes (15%)

Notas de prova:
Aroma intenso e complexo, em que a mineralidade predomina sobre as notas florais e citrinas. Cheio e volumoso na boca, de acidez subtil, revela a fruta em toda a sua plenitude, tornando-se um conjunto de
qualidade única.










Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Minhofumeiro, Frip, Azeite Castelo de Marvão, Suldouro, Necton Caves do Solar de São Domingos pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.