Perna de Frango Recheada com Frutos Secos

















4 pernas de frango (grandes e sem a coxa)
150 g de castanhas (usei as castanhas congeladas da marca Frip)
1 colher de sopa de sultanas douradas
1 colher de sopa de sultanas escuras
1 colher de sopa de azeite (usei o azeite virgem extra Monsaraz da marca Carmim)
2 dentes de alho
100 ml de vinho branco de qualidade (usei o vinho Loureiro branco da Quinta da Lixa)
1 haste de tomilho fresco
1 pitada de pimenta branca 
1/3 de colher de chá de mostarda vermelha em grão (usei da marca Aromas e Especiarias)
Sal q.b.

175 g de arroz selvagem mix (usei o Oriente Selvagem Mix da Novarroz)
350 ml de água
1/2 cebola pequena
2 colheres de sopa de sultanas douradas
1/2 colher de sopa de manteiga (usei da marca Terra Nostra)
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)


Comece por soltar a perna da coxa de frango, cortando na articulação e deixando a pele intacta. Peque na perna de frango e, com o gume da faca voltado ao contrário, bata na ponta do osso de modo a quebra-lo, mas sem romper a pele. Após deixar a ponta da perna intacta, tente retirar o osso pela parte que estava unida à coxa. Para tal, Vá deslizando uma faca pequena e bem afiada ao longo do osso e em seu redor. Cuidadosamente gire a faca sempre em redor do osso de forma a separá-lo da carne. Dobre um pouco para se soltar da outra ponta e puxe-o delicadamente.

Num almofariz adicione os dentes de alho, 1 colher de chá de folhas de tomilho frescas, o azeite, a pimenta branca, a mostarda vermelha e o sal. Misture tudo e esmague bem até obter uma espécie de pasta. Acrescente o vinho branco e tempere as pernas desossadas por dentro e por fora, deixando-as marinar por 2 horas.
Entretanto, coza as castanhas num pouco de água temperada de sal. Escorra-as, esmague-as e junte-lhe as sultanas escuros e douradas. Recheie as pernas de frango com este preparado e coza a sua pele com linha de modo a que o recheio não saia. 
Coloque as pernas de frango recheadas num tabuleiro, regue-as com um pouco mais de azeite e leve ao forno a 180ºC por cerca de 30 minutos.

Enquanto isto, leve ao lume um tacho com a água, a cebola e a manteiga. Tempere com sal e, assim que levantar fervura, adicione o arroz. Envolva e cozinhe, em lume brando, com o tacho tapado por cerca de 12 minutos. A 5 minutos do fim de cozedura, adicione as sultanas douradas e mexa.

Sirva as pernas fatiadas e acompanhe com arroz selvagem mix.




Para acompanhar este prato, recomendo:




Quinta da Lixa Branco 
O tal Vinho da Lixa

Castas: Loureiro, Alvarinho e Trajadura
Região: Vinhos Verdes

O Quinta da Lixa é produzido com algumas das mais nobres castas da região dos vinhos verdes, produzidos e vinificados na região que lhes dá o nome.
Aspecto brilhante e cor citrina. No aroma apresenta um carácter frutado com algumas nuances a frutos tropicais e um caracter floral.
Na boca confirma toda a expectativa criada pela intensidade do aroma, muito equilibrado, este vinho apresenta-se seco com complexidade e persistência.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Frip, Terra NostraNovarrozCarmim, Aromas e Especiarias, Necton e Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.