MIYABI - A Lâmina Adamascada




Sabia que as lâminas adamascadas são sinónimo de cutelaria japonesa?

E sabia que o aspecto adasmascado da lâmina não é gravado, mas sim a combinação de dois tipos de aço de carbono, que são dobrados e forjados juntos?
Não sabia, pois não?


A MIYABI explica-lhe!




As lâminas adamascadas tornaram-se sinónimo de cutelaria japonesa.
O nome provém do aço de Damasco. Na produção destas lâminas são combinados dois tipos de aço de carbono, que são dobrados e forjados juntos. Este processo é repetido até se obterem um grande número de camadas. O processo dá a forma e o acabamento à lâmina, até que se obtém o característico desenho em marca de água.
Esta técnica produz lâminas particularmente duras e gumes de longa durabilidade. A sua flexibilidade é extraordinária. Cada peça de aço de Damasco é única, tal como uma impressão digital.
Mas: a tecnologia atual de produção de metal permite fabricar ligas de aço que combinam dureza e flexibilidade, tornando totalmente obsoleto o verdadeiro aço de Damasco.

Portanto, as facas MIYABI 7000D, 5000 MCD e as outras facas japonesas comercializadas com desenhos de marca de água não são de aço de Damasco verdadeiro, mas são utilizados métodos semelhantes para recriar a beleza deste aço. Esta é a razão pela qual falamos em “design adamascado".