Salada Gourmet de Bacalhau

















1 posta de bacalhau do lombo
1 fio de azeite de qualidade (usei o azeite biológico virgem extra da marca Acushla)
4 dentes de alho, picados
1 alface
400 g de feijão frade cozido (usei da marca Compal)
200 g de tomate cereja
1 cebola roxa
1 fio de vinagre (usei o vinagre de vinho tinto envelhecido em barricas de carvalho da Paladin)
1 c. chá de mistura de alho e salsa desidratados (usei da marca Margão)
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)


Grelhe o bacalhau nas brasas com a pele virada para cima e tendo o cuidado de não o deixar queimar. Depois de grelhado, parta-o em pedaços e retire a pele e as espinhas principais. Transfira-o para uma taça, adicione-lhe os alhos bem picados, azeite abundante e um pouco de vinagre. Reserve e deixe tomar gosto por 20 minutos.
Ao fim deste tempo, adicione a alface, em pedaços, a um prato de servir. Adicione-lhe o feijão escorrido, o tomate cereja em quartos, a cebola roxa em meias luas e tempere com sal e a mistura de alho e salsa desidratados. Acrescente alguns pedaços de bacalhau e regue com o molho que se formou com o mesmo.







Para acompanhar este prato, recomendo:



Quinta da Lixa Branco 
O tal Vinho da Lixa

Castas: Loureiro, Alvarinho e Trajadura
Região: Vinhos Verdes

O Quinta da Lixa é produzido com algumas das mais nobres castas da região dos vinhos verdes, produzidos e vinificados na região que lhes dá o nome.
Aspecto brilhante e cor citrina. No aroma apresenta um carácter frutado com algumas nuances a frutos tropicais e um caracter floral.
Na boca confirma toda a expectativa criada pela intensidade do aroma, muito equilibrado, este vinho apresenta-se seco com complexidade e persistência.








Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.


O meu muito obrigada à Compal, Acushla, Margão, Paladin, Necton Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.