Verrine Tropical de Camarão e Arroz Thai Jasmin

















300 g de camarão (usei o camarão selvagem de Moçambique da Frip)
1 papaia
2 fatias de melão
1 fio de azeite (usei o azeite biológico virgem extra da marca Acushla)
2 dentes de alho
1 pitada de pimenta (usei da marca Margão)
1 pitada de piripiri moído
200 g de arroz thai jasmin (usei o Oriente Arroz do Mundo Thai Jasmin)
400 g de água
1 cardamomo verde  (usei da marca Aromas e Especiarias)
Folhas de salsa fresca q.b.
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)
Molho de manga e caril q.b. (usei da marca Paladin)



Descasque os camarões e faça um corte no lombo de cada um, retirando-lhes o filamento escuro do interior. Tempere com sal, pimenta e piripiri.
Aqueça o azeite, junte-lhe o alho bem picado e acrescente os camarões, deixando-os cozinhar durante 10 minutos, virando de vez em quando. Reserve num prato.
Enquanto isto, leve a água a ferver temperada com o cardamomo verde e sal a gosto. Acrescente o arroz quando ferver, mexa ocasionalmente, tape e deixe cozer, em lume brando, durante ,aproximadamente, 10 minutos.
Entretanto, descasque a papaia e o melão e corte ambos em cubinhos. 
Em copos largos, adicione 2 colheres de sopa de arroz e, ao centro do mesmo, uma colher de chá de molho de caril e papaia. Adicione mais 2 colheres de arroz e outra de molho. Junte 2 camarões e encha o copo com pedaços de papaia e melão. Por fim, decore com mais 5-6 camarões e folhas de salsa.




Para acompanhar este prato, recomendo:



Quinta da Lixa Branco 
O tal Vinho da Lixa

Castas: Loureiro, Alvarinho e Trajadura
Região: Vinhos Verdes

O Quinta da Lixa é produzido com algumas das mais nobres castas da região dos vinhos verdes, produzidos e vinificados na região que lhes dá o nome.
Aspecto brilhante e cor citrina. No aroma apresenta um carácter frutado com algumas nuances a frutos tropicais e um caracter floral.
Na boca confirma toda a expectativa criada pela intensidade do aroma, muito equilibrado, este vinho apresenta-se seco com complexidade e persistência.








Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.


O meu muito obrigada à Frip, Acushla, Aromas e Especiarias, Novarroz, Margão, Paladin, Necton Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.