Pizza Hawai



















Base de pizza fina e crocante:
1/2 saqueta (6g) de fermento de padeiro seco (usei da marca Fermipan)
150 g de água morna
260 g de farinha
27 g de azeite (usei o Azeite Castelo de Marvão)
1 pitada de açúcar
4 g de sal

Molho de tomate italiano:
1 cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho picado
2 a 3 colheres de chá de concentrado de tomate (usei da marca Compal)
400g de tomate triturado (usei da marca Compal)
1/2 colher de chá de oregãos secos
1 colher de chá de açúcar
1/2 colher de chá de manjericão seco
1 folha de louro
1 pitada de pimenta branca (usei da marca Margão)
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)

Guarnição:
100 g de fiambre (usei o fiambre da perna extra Nobre Cuida-t +)
200 g de queijo ralado (usei o queijo flamengo ralado Terra Nostra)
4 rodelas de ananás de conserva
Oregãos q.b.



Base de pizza fina e crocante:
À água morna junte o fermento e uma pitada de açúcar, aguarde que se dissolva, mexa um pouco e verta este preparado para um recipiente maior. Junte o azeite, envolva com uma colher. Acrescente a farinha, aos poucos, misturando até remover todos os grumos. Por fim, junte o sal.
Amasse bem sovando e puxando a massa durante cerca de 8 minutos, a massa estará pronta quando a sua consistência for fofa e elástica (se necessário acrescente um pouco de farinha, mas pouca pois a massa não pode ficar seca). Faça uma bola, tape com um pano e deixe-a dobrar de volume (cerca de 1:30 hora) em lugar abrigado.
Em seguida, divida a massa em 4 partes iguais. Estenda cada uma delas em forma de circulo, deixando de espessura, apenas, 0.5 cm (não a deixe maior que isto pois ainda crescerá um pouco). 
Passe bastante farinha sobre cada lado da base da pizza e coloque-a sobre um tabuleiro de forno muito bem enfarinhado, tape-o bem e deixe levedar por mais 30 minutos. Após levedar, pique cada base de pizza com um garfo e leve-as ao forno a 250ºC, ainda sem o recheio, por 6-8 minutos, apenas para dourar ligeiramente e pré-cozer a massa.

Molho de tomate italiano:
Descasque e pique a cebola e o dente de alho. Leve-os a refogar no azeite, junte o tomate em pedaços pequenos e deixe ferver em lume brando durante 15 minutos, sem tapar. Tempere com o açúcar (não esqueça de adicionar o açúcar porque é ele que retira a acidez do tomate e torna o molho saboroso), o sal, louro e a pimenta, deixando cozer mais 10 minutos. Junte então as ervas aromáticas e continue a cozer o molho durante mais 10 minutos. Misture então o concentrado de tomate mexendo bem. O molho não deve ficar muito fluido, portanto, se isto acontecer, junte mais um pouco de concentrado de tomate. Estará no ponto quando o molho tornar-se espesso e uniforme. Por fim, retire a folha de louro e passe o molho pela varinha mágica, deixe arrefecer antes de usar para que a base da pizza não amoleça e rompa.

Preparação:
Adicione uma boa porção de molho de tomate a cada uma das bases de pizza, alisando e espalhando-o bem. Sobre este, espalhe o queijo ralado e adicione uma fatia de fiambre por cada pizza. Ao centro do fiambre, adicione uma rodela de ananás e polvilhe com oregãos.
Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 10-15 minutos, aproximadamente, ou até o queijo gratinar e a massa apresentar-se crocante.



Para acompanhar este prato, recomendo:




Loureiro
Quinta da Lixa 

Castas: Loureiro
Região: Vinhos Verdes

Obtido exclusivamente a partir da casta que lhe dá o nome, trata-se de um vinho seco produzido apenas em anos de qualidade.
É um vinho equilibrado e persistente de cor citrina de aromas bem marcados e complexos, muito próprios da casta.
Na boca a sua frescura natural faz ressaltar o seu caracter frutado.









Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Terra Nostra, Nobre, Compal, Fermipan, Azeite Castelo de Marvão, Margão, Necton e Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.










Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/