Migas com Entrecosto



















500  g de entrecosto, em pedaços pequenos
1 c. chá (bem cheia) de massa de pimentão (usei a massa de pimentão à antiga da Paladin)
3 dentes de alho
1 fio de azeite (usei o azeite virgem extra Monsaraz da marca Carmim)
1 c. chá de banha de porco
300 g de pão tipo caseiro (usei o pão em forno de lenha da marca Costa & Ferreira Panificadora)
3 laranjas fatiadas
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)
1 pitada de pimenta (usei da marca Suldouro)
Coentros frescos
Água a ferver q.b.

Comece por temperar o entrecosto com um pouco de sal, 1 fio de azeite, os alhos esmagados e a massa de pimentão. Misture bem e deixe marinar por, pelo menos, 3 horas. 
Aqueça um pouco de azeite e junte-lhe a banha, quando esta derreter, adicione o entrecosto. Deixe a carne fritar bem de ambos os lados até dourar levemente, retire-a para um prato e reserve em local quente.
Coe a gordura da fritura do entrecosto e volte a deita-la na frigideira, que também deve ser limpa de resíduos. Junte-lhe o pão desfeito em pequenos pedaços e verta-lhe água a ferver em quantidade suficiente para o amolecer. Mexa até que fique papa e tempere com sal e pimenta. 
Comece, então, a abanar a frigideira, para lhe dar o aspecto redondo e até que fique bem seco e comece a enrolar como se fosse uma omolete. Quando dourar levemente está pronto.
Tranfira para um prato de servir. Rodeie com o entrecosto e polvilhe com os coentros frescos.
Sirva acompanhado de laranja fatiada.




Para acompanhar este prato, recomendo:

Alicante Bouschet

Monsaraz - Alentejo Doc
Carmim

Casta: Alicante Bouschet (100%)

Uvas provenientes de talhões selecionados, com maceração pré-fermentativa de 48h, seguida de fermentação a 23ºC com recurso a remontagem e delestage, maceração total de 15 dias, seguida de estágio em barrica de 2ª utilização de carvalho francês durante 12 meses. Após engarrafamento o vinho estagia em garrafa durante 6 a 8 meses.

O vinho apresenta-se com uma cor vermelha violeta carregada, com aromas de fruta silvestre, fruta madura e chocolate, em boca é amplo, intenso, com um final de prova prolongado



Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Costa & Ferreira Panificadora, Paladin, Suldouro, Necton Carmim pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram