Torta de Laranja e Maracujá



















6 maracujás roxos
300 g de açúcar
45 g de amido de milho
1 c. chá de fermento em pó
75 g de manteiga derretida (usei da marca Terra Nostra)
8 ovos
200 ml de sumo de laranja natural
Desmoldante em spray Panol da Sodifer

Molho:
4 c. sopa de polpa de maracujá com sementes
1 laranja, em sumo
120 ml de água
2 c. sopa de açúcar
1 c. chá de amido de milho


Pré-aqueça o forno a 180º C.
Forre um tabuleiro retangular (de 30x24 cm ou medidas semelhantes) com papel vegetal e unte-o bem (eu usei spray desmoldante).
Comece por misturar o açúcar com o amido de milho e o fermento. Junte-lhe o sumo de laranja, a polpa de maracujá (com as sementes) e os ovos. Mexa muito bem, com uma vara de arames, até obter um creme liso e sem vestígios de grumos. Junte, em fio, a manteiga derretida mexendo sempre. Envolva bem para incorporar todos os ingredientes e verta a massa para o tabuleiro que preparou.
Leve ao forno por 35-40 minutos (verifique a cozedura espetando um palito na massa) e vire a massa sobre um pano polvilhado com açúcar. Enrole com a ajuda do mesmo e deixe a torta arrefecer- Quando fria, transfira-a para uma torteira, regue com o molho e sirva.

Retire a polpa aos maracujás e deixe ficar as sementes.
Dissolva o amido num pouco da água indicada e adicione a restante a um tacho. Junte-lhe o açúcar, o sumo de laranja e a polpa de maracujá. Leve a lume brando, mexa e deixe ferver por 2-3 minutos, acrescente o amido, envolva com uma vara de arames e deixe espessar um pouco.





Para acompanhar esta sobremesa, recomendo:




Porto Vintage 2000 - Quinta do Estanho

Vinho do Porto de excepcional qualidade, de uma só colheita oriunda de uvas tintas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca e Tinta Rorriz especialmente selecionadas.
Verificado com especial rigor, envelhece em tonéis durante 2 anos e posteriormente em garrafa.

Notas de Prova: Retinto e encorpado, de aroma e paladar muito finos.










Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta sobremesa.

O meu muito obrigada à Terra NostraSodifer e Quinta do Estanho pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.